Indianas denunciam abuso em mapa interativo

Mapa aponta os pontos em que ocorreram mais casos de assédio na Índia

Na Índia, três mulheres se uniram e lançaram uma plataforma que oferece às mulheres indianas a oportunidade de documentarem anonimamente os casos de assédio sexual que sofreram – desde olhadas na rua até violência física. É o Safecity, um mapa que aponta os pontos em que ocorreram mais casos de assédio. 

Desde o lançamento, em 2013, até hoje mais de 8500 casos foram relatados e esse número só tende a crescer. 

D’Silva, uma das fundadoras da plataforma, sabe que as estatísticas oficiais – 24.915 casos de estupro em 2012, um número que está abaixo da média global – estão incorretas e que poucas mulheres indianas vão à polícia quando sofrem algum tipo de violência. 

Ela explicou ao site Broadly que as principais razões para isso são culturais: “em nossa sociedade patriarcal, confrontar homens diretamente é incomum. E então há a preocupação com a reputação e o risco de trazer vergonha para a família e o medo de longos e caros processos judiciais”, disse. 

O que o Safecity oferece é uma alternativa atraente: uma forma não-legal de tomar uma posição. E os relatos forçam as pessoas a notarem o problema. 

Primeiro porque funcionam como inspiração para outras mulheres trazerem seu relato à tona, depois porque os dados são usados para forçar uma mudança social. Uma vez que as organizadoras identificam problemas em determinadas áreas, elas alertam a polícia local, que pode decidir por aumentar o policiamento por ali, por exemplo.

O Safecity tem parceiros no Quênia, Camarões e Nepal, com planos de expansão para Malásia e Argentina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s