Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Homem se passa por colega mulher e percebe mudança nos clientes

"Todas as minhas perguntas ou sugestões eram questionadas, o que antes não acontecia" conta Martin Schneider.

Por Da Redação
13 mar 2017, 16h46

Em 2014, os blogueiros norte-americano Martin Schneider e Nicole Hallberg trabalhava em uma agência de empregos. Por duas semanas, resolveram trocar seus nomes nas assinaturas dos emails: ele respondia como Nicole e ela como Martin. O resultado foi surpreendente para ele.

Eu vivi um inferno. Todas as minhas perguntas ou sugestões eram questionadas. Os clientes com os quais normalmente era fácil lidar passaram a ser condescendentes. Um deles me perguntou se eu estava solteiro”, contou em uma série de tuítes publicados por ele nesta semana. A experiência expõe situações sexistas que as mulheres vivenciam no trabalho. 

A função de Martin e Nicole era editar currículos de clientes. Eles usavam o mesmo email e tiveram a ideia de inverter as assinaturas após Martin, acidentalmente, responder como sua colega e perceber as alterações de comportamento em um cliente.

Ele era grosseiro e desrespeitoso, além de ignorar as minhas perguntas”, lembrou Martin, que, então, percebeu o engano. Após corrigir o erro, notou uma melhora imediata: “Transformou-se em um cliente exemplar”. Na semana seguinte, Martin e Nicole trocaram as assinaturas – ela seria lida como homem e ele como mulher. “Eu tive uma das semanas mais fáceis da minha carreira“, escreveu Nicole em seu blog

Leia também: 4 atitudes de quem cria os filhos sem machismo

Continua após a publicidade

“Eu então me dei conta de que o motivo pelo qual ela demorava mais era ter que convencer os clientes a respeitá-la.Quando ela conseguia fazer com que os clientes aceitassem que ela sabia o que estava fazendo, eu já tinha conseguido chegar à metade do processo com outro cliente”, escreveu Martin no Twitter. “Eu não era melhor do que ela no trabalho. Tinha, apenas, essa vantagem invisível“.

O chefe da dupla costumava apontar que Nicole era lenta e apresentava atitudes sexistas. Após o experimento informal, o resultado lhe foi apresentado. “Ele não acreditou em nós. Ele disse ‘Há milhares de razões por que os clientes podem ter reações diferentes como essas. Vocês não têm como saber'”, conta Nicole. 

Com a divulgação do experimento, Nicole e Martin esperam que atitudes machistas no trabalho fiquem mais evidentes. “Há muitos comportamentos sexistas que não são realmente intencionais. Não fazemos certas coisas de forma consciente nem pensando que as opiniões das mulheres valem menos”, disse Martin ao El País

Leia também: 31% dos machistas querem mudar. Mas não sabem por onde começar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.