Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Filme faz menino voltar a estudar

Adolescente carioca havia deixado estudos para trabalhar. Ao assistir Pantera Negra, decidiu voltar e quer ser bombeiro

Por Lia Rizzo
Atualizado em 24 mar 2018, 22h15 - Publicado em 24 mar 2018, 20h53

Quando tinha 11 anos, Renato Siqueira de Castro viu o barraco da mãe pegar fogo e a família ser salva por bombeiros. Morador do Parque das Missões, favela espremida entre a Linha Vermelha e o Rio Pavuna, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, decidiu naquele dia que seria bombeiro.

No entanto, alguns anos mais tarde, o adolescente abandonou a escola. Por conta de brigas com a irmã, deixou a casa do pai. Alugou um barraco por 130 reais e para conseguir se sustentar, o estudo ficou de lado e deu lugar a peregrinações diárias até a Central do Brasil, onde engraxava sapatos.

“Eu quero salvar vidas”

Este mês, Renato voltou a estudar. Está cursando o 7º ano do Colégio Estadual Vila Operária. O rapaz tomou a decisão, depois de conhecer os heróis negros do filme “Pantera Negra”. Muitos clientes o aconselhavam a voltar. “Mas pensei nisso depois que vi o herói do filme virar rei, quando o pai dele morre. Ele achou que não conseguiria. Mas tinha estudado e conseguiu. Agora serei eu, quero salvar vidas”, disse a um jornal local. 

Continua após a publicidade
Chadwik Boseman, protagonista do filme Pantera Negra. (Reprodução/Divulgação)

O filme “Pantera Negra” foi o primeiro a trazer um herói negro como protagonista da Marvel.  Por esta razão, alguns movimentos sociais se mobilizaram para levar jovens da periferia aos cinemas. Renato assistiu o longa a convite do projeto “Apadrinhe um sorriso”, que aposta no desenvolvimento das crianças de comunidade através da cultura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.