Famosas convocam para ato em defesa do aborto em caso de estupro

PEC 181 propõe tornar ilegal os três casos de aborto legalizados no país. Veja o local e horário das manifestações

Estão marcados para o fim da tarde desta segunda-feira (13) diversos atos contra a PEC 181 em todo o país. A emenda está tramitando na Câmara e, se aprovada,  transformará qualquer tipo de aborto em crime – revogando os casos que são legais atualmente no país: : em caso de estupro, em situações de risco para a vida da mãe e em caso de feto com anencefalia. Contrárias à mudança, várias atrizes estão usando suas redes sociais para convocas outras mulheres a participar das manifestações contra a PEC 181.

Leia mais: Avança projeto que proibe aborto todos os casos

“Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. E pior: seja presa por interromper a gravidez ou morra em um aborto clandestino. Estão nos obrigando a viver uma segunda violência”, disse Camila Pitanga em vídeo publicado em seu perfil do Facebook. Isabel Fillardis compartilhou o vídeo da colega em seu perfil do Instagram.

Leia também: Coluna da Zaidan: 30 mulheres abortam e viram rés. Quem as denunciou? Os médicos

Já atriz Bruna Linzmeyer publicou  em seu perfil do Instagram o cartaz do movimento “Todas contra 18”, nome em referência aos 18 deputados que votaram a favor da emenda. “18 homens votaram contra a criminalização do aborto até em casos de estupro e risco de vida pra mulher!”, escreveu. Letícia Sabatella e Leona Cavalli publicaram a mesma imagem, porém sem legenda. 

‼️ 18 homens votaram contra a criminalização do aborto até em casos de estupro e risco de vida pra mulher! 👊🏾 Nós não iremos aceitar! Vamos TODAS às ruas pela vida das mulheres na segunda-feira, dia 13 de novembro, 17h, na Cinelândia, Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/events/163365470945396/ ▶️ O direito ao aborto legal em casos de gravidez por estupro ou risco de morte para a mãe são direitos permitidos desde 1940 pelo Código Penal Brasileiro. 🙅‍♀ Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. E pior: seja presa por interromper a gravidez ou morra em um aborto clandestino. ❌Estão nos obrigando a viver uma segunda violência! É pela vida das mulheres! Nenhum direito à menos! 📣TODAS pra rua no dia 13 de novembro às 17h na Cinelândia!

A post shared by bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) on

Maria Ribeiro publicou a mesma imagem acompanhada da legenda: “Porque o aborto é uma realidade. Que mata apenas mulheres pobres, que o fazem sem condições básicas. Ninguém quer abortar. Mas cabe à mulher, e não só depois de um estupro, decidir sobre o seu corpo e o resto da sua vida.”

Leia também: Debora Diniz: “É preciso tirar o aborto do Código Penal”

Sophie Charlotte compartilhou o vídeo de Camila e o cartaz do movimento “Todas contra 18” em seu perfil do Instagram, além de um vídeo em que a cantora Elis Regina aparece dizendo que “enquanto a gente for cínico, enquanto a gente for falso, as mulheres vão continuar correndo o risco de morrer”.

Chega de retrocesso e de hipocrisia! #pec181

A post shared by Sophie Charlotte (@sophiecharlotte1) on

Veja os locais e horários onde as manifestações se concentrarão em cada cidade:

Rio de Janeiro (RJ): 17h, Câmara Municipal/Cinelândia
São Paulo (SP): 18h, MASP
Campinas (SP): 16h, Igreja Catedral de Campinas
São Carlos (SP): 17h30, Biblioteca do ICMC
Curitiba (PR): 17h, Biblioteca da Mulher Nua
Belém (PA): 17h, Escadinha das Docas
Belo Horizonte (MG): 17h, Praça 7
Uberlândia (MG): 17h, Centro de Convivência UFU
Porto Alegre (RS): 17h, Esquina Democrática
Fortaleza (CE): 17h, Benfica
Salvador (BA): 14h, Praça da Piedade
Goiânia (GO): 18h, Rua Doutor Olinto Maso Pereira
Natal (RN): 17h, IFRN da Cidade Alta

Em Campo Grande (MS) será amanhã, às 17h, na Praça Ary Coelho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s