Exposição de Tarsila do Amaral chega ao MASP

Obras raras e importantes da principal pintora modernista brasileira ficam expostas no museu até julho

A festejada pintora Tarsila do Amaral é tema da principal exposição que o Museu de Arte de São Paulo (MASP) recebe neste semestre, “Tarsila Popular”. Aberta desde 05 de abril, a mostra reúne 120 trabalhos da artista que, apesar de ter estudado e vivido na Europa, sempre retratou temas da cultura popular brasileira.

Uma das obras mais conhecidas e importantes de Tarsila, o quadro Abaporu faz parte da exposição, que ficará no museu até o dia 28 de julho.

O quadro Abaporu, avaliado em 40 milhões de dólares, cujo nome significa “homem que come gente” em tupi.

O quadro Abaporu, avaliado em 40 milhões de dólares, cujo nome significa “homem que come gente” em tupi. (Reprodução/Divulgação)

Filha de fazendeiros, Tarsila conquistou seu lugar na história da arte graças ao seu talento e personalidade, a despeito do que se esperaria de uma moça “bem nascida” na época. Sua obra vem sendo revisitada no mundo inteiro. Recentemente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) adquiriu seu quadro, “A Lua, por 20 milhões de dólares.

Leia mais: MoMa, em Nova Iorque, recebe expo de Tarsila do Amaral

Serviço

O Masp fica na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Às terças-feiras, a entrada é gratuita, com o museu funcionando das 10h às 20h. De quarta a domingo, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.