Estilista lança documentário emocionante sobre rendeiras do nordeste
Fernanda Yamamoto lança mini-documentário em que apresenta as rendeiras do Cariri paraibano, com quem trabalhou para sua mais recente coleção
A estilista Fernanda Yamamoto, 36 anos, escolheu o Cariri paraibano e as rendeiras dessa região como tema de pesquisa para sua mais recente coleção. Ela também aproveitou as sete viagens que fez até lá para captar imagens e depoimentos para um documentário que acaba de lançar.
O curta Histórias Rendadas traz histórias emocionantes da relação dessas mulheres com a renda renascença, um bordado tradicional da região. Vemos a dedicação ao trabalho manual, as dificuldades financeiras e a beleza de mulheres fortes que arrumam seu jeito de manter a família em pé. “É preciso que essa renda se torne um patrimônio do país. As mais jovens até aprendem a fazê-la, mas acabam não praticando. A tradição, que era passada de mãe para filha, vai se perdendo. Isso acontece também porque esse trabalho não é valorizado – e as rendeiras ganham muito pouco”, disse a CLAUDIA.
A estilista contou com a orientação do coletivo feminista Cunhã, que auxilia mulheres nordestinas a fortalecer sua autonomia, para definir o valor ideal a ser pago pelas rendas que encomendou.
No desfile, apresentado na semana de moda de outubro de 2015, vemos o resultado desse trabalho: as cores do sertão, como a terra batida e o céu sempre azul, e as rendas permeando todas as roupas. Confira.
Luara Calvi Anic é editora de CLAUDIA e dá dicas de cultura semanalmente. Para falar com ela, clique aqui.