Estados Unidos vão colocar imagem de mulher em nota de dez dólares
Esta será a primeira vez - em mais de um século - que uma mulher representante da história dos Estados Unidos terá seu rosto estampado em notas de dólares norte-americanas.
Quebrando a tradição de estampar homens que tiveram participação importante na política americana, Os Estados Unidos vão colocar a imagem de uma mulher numa nota de dez dólares pela primeira vez em mais de um século. O anúncio foi feito na quarta-feira (17) pelo secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Jacob Lew.
A identidade da mulher que irá substituir Alexander Hamilton, o primeiro secretário do Tesouro, na nova nota ainda é desconhecida e só será desvendada depois de uma consulta à opinião pública. O Departamento do Tesouro coletará ideias do público em encontros administrativos e com a hashtag #TheNew10 (o novo 10) nas redes sociais, sobre quem deveria ser retratada na nota. De acordo com Jacob Lew, a personalidade escolhida deverá ter tido um papel relevante na promoção da democracia. Além disso, a lei determina que seja uma pessoa que já tenha morrido.
As últimas mulheres representadas em notas norte-americanas foram Martha Washington, que apareceu em um certificado de prata de 1 dólar de 1891 a 1896, e Pocahontas, uma mulher indígena norte-americana ligada ao estabelecimento colonial em Jamestown, que surgiu entre um grupo de pessoas nas notas dos anos 1860. A nova nota começa a circular em 2020, ano em que se celebra o centenário do direito de voto das mulheres nos EUA.
No ínicio deste ano, a campanha “Women on 20s” (algo como “mulheres nas notas de 20”) defendia que o presidente Barack Obama tirasse a imagem de seu controverso Andrew Jackson , conhecido pelo militarismo e o desalojamento de povos indígenas, da cédula de US$ 20 e a substituísse pela de uma mulher. Em uma votação pelo site da campanha, womenon20s.org, a escolhida para ser o rosto da cédula de US$ 20 foi Harriet Tubman, líder abolicionista negra do século 19.
Veja também: PRÊMIO CLAUDIA – conheça as candidatas e vote!