Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estados Unidos, França e Reino Unido bombardeiam a Síria

A ação foi uma resposta ao ataque químico que o regime sírio teria feito na semana passada

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 abr 2018, 02h29 - Publicado em 14 abr 2018, 02h21

Na noite dessa sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento declarando uma ofensiva à Síria com apoio da França e do Reino Unido. Enquanto o pronunciamento era transmitido, em torno das 22 horas (horário de Brasília), começaram os ataques sobre Damasco, a capital do país. Segundo Trump, foi uma retaliação ao ataque químico que ocorreu na cidade de Duma no último dia 7. O governo sírio, presidido por Bashar Hafez al-Assad desde 2000, nega que esse ataque, proibido pelas convenções da ONU, tenha acontecido.

(Hassan Ammar/AP/Reprodução)

O Pentágono, sede do Departamento de Defesa americano, afirmou que os alvos eram todos relacionados  às armas químicas. Um centro de produção de armas, um armazém e uma base que também guardava esse tipo de armamento. O regime de Assad teria usado essas armas para conquistar a região de Duma, um dos últimos redutos controlados pelos grupos de rebeldes.

Leia mais: 6 maneiras de ajudar efetivamente as vítimas de Guerra na Síria

A TV estatal síria afirma que, até agora, há três civis feridos em decorrência dos ataques. A Síria reagiu bombardeando o subúrbio de Damasco com 13 mísseis.

Continua após a publicidade

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que a ofensiva é pontual e não representa uma intervenção na guerra civil que assola o país desde 2011. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Síria passou do limite com ataque químico.

(*/Reprodução)

Em seu discurso, Trump ainda mencionou diretamente a Rússia, aliada do regime de Assad. “Nenhuma nação pode ser bem-sucedida em longo prazo promovendo estados desonestos, tiranos brutais e ditadores assassinos. A Rússia precisa decidir se irá continuar nesse caminho sombrio ou se irá se unir aos países civilizados como uma força de estabilidade e paz”, acrescentou.

Leia mais: Entenda a situação dos refugiados de guerras

Continua após a publicidade

Após a ofensiva, a Embaixada da Rússia nos Estados Unidos divulgou comunicado em que afirma que “as ações não serão deixadas sem consequência“. “Insultar o presidente da Rússia é inaceitável e inadmissível. Os Estados Unidos possuem o maior arsenal do mundo em armas químicas e não têm o direito moral de culpar outros países”, diz a nota. Essa semana, o embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, já havia falado que uma guerra não estava descartada. 

Os Estados Unidos participaram de ação semelhante no ano passado, quando acusaram Assad de ter realizado outro ataque químico.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.