Escolas norte-americanas trocam castigo por meditação
Ao praticarem as técnicas de respiração e meditação, as crianças se tornaram mais calmas, mais aptas a lidar com conflitos e a controlar a raiva.
Uma das formas mais comuns de punir alunos que se comportam mal em escolas dos Estados Unidos é mandá-los para a detenção. Não muito comum no Brasil, essa punição envolve deixar o aluno em uma sala vazia, junto com outros “bagunceiros”, para que pense sobre seu mau comportamento.
Mas algumas escolas estão revendo suas maneiras de castigarem os alunos. Em parceria com uma ONG especializada no ensino de técnicas de yoga e meditação para crianças e adultos, chamada Holistic Life Foundation, a sala de detenção está sendo substituída pela sala de meditação.
A sala de meditação não se parece em nada com a tradicional sala de detenção das escolas. Em vez de um cômodo sem janelas, os alunos ficam em um ambiente decorado com abajures e travesseiros fofos. Lá, as crianças são encorajadas a sentarem-se e a praticar técnicas de respiração e meditação. Os exercícios ajudam as crianças a se acalmarem. Eles também são incentivados a conversarem sobre o que fizeram.
Os resultados já começaram a aparecer. Segundo coordenadores do programa de meditação na Escola de Educação Básica Robert W. Coleman, em Baltimore, desde o ano passado não há nenhuma suspensão. Em uma outra escola de ensino médio da região os índices de suspensão caíram drasticamente.
Ciência
Recentemente, a ciência começou a desvendar os efeitos da meditação nas mentes e nos corpos de seus praticantes. Um estudo já comprovou, por exemplo, que a meditação pode fornecer a soldados praticantes algum tipo de armadura mental contra emoções perturbadoras e melhorar a memória. Outro estudo sugere que a meditação pode melhorar o foco e a atenção.
A meditação não é a única forma de trabalhar o comportamento das crianças na Escola de Educação Básica Robert W. Coleman. Outras iniciativas envolvem colocá-las para limpar parques e jardins da vizinhança, além de incentivar a tutoria entre elas.
Com isso, as crianças estão levando o aprendizado das técnicas de meditação para casa. “Alguns pais me dizem que ao chegarem em casa estressados ouviram dos filhos que precisavam se acalmar e aprender a respirar. ‘Eu ensino você’, as crianças diziam”, contou Andres Gonzalez, co-fundador da Holistic Life Foundation ao portal Upworthy.
Ao praticarem as técnicas de respiração e meditação, os alunos se tornaram mais calmos, mais aptos a lidar com conflitos e a controlar a raiva.