Encante-se com a mulher de 87 anos que pinta casas em seu tempo livre
Agnes Kasparkova ainda faz questão de usar tintas de altíssima qualidade para realizar o seu trabalho, que possui a temática de desenhos tradicionais floridos da cultura tcheca
Quase todo mundo já ouviu falar que idade é só uma questão de estado de espírito – principalmente no dia do seu aniversário (isso acontece com maior regularidade se você já passou dos trinta anos). Mas esse bordão, de fato, cai como uma luva na história de Agnes Kasparkova, uma senhora de 87 anos, que vive na vila tcheca de Louka, na região da Morávia.
A velhinha, que se aposentou há 30 anos, passa muitas horas do seu dia pintando minuciosamente as casas dos vizinhos. E ainda faz questão de usar tintas de altíssima qualidade para realizar o seu trabalho, que possui a temática de desenhos tradicionais floridos da cultura tcheca. Suas pinturas duram cerca de dois anos e são feitas sempre com tons de azul marinho.
Mas todo mestre já foi aprendiz de alguém, e no caso dela, quem a ensinou a pintar foi uma mulher conhecida como Manakova. Quando sua mentora faleceu, a senhora decidiu por continuar com este legado. Uma vez por ano, religiosamente no mês maio, a artista encanta os olhos dos frequentadores da capela principal, e preenche os muros do lugar com flores e delicadeza. Agnes, que trabalhou por quase toda a sua vida no setor agrícola, deixou muito claro seu objetivo: “Tento ajudar a decorar o mundo um pouquinho”, e completou “Eu só estou fazendo o que mais gosto.”