PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Desempenho de alunos melhora após escola ensinar meditação

A escola tinha altos índices de violência antes do programa ser implantado

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 07h52 - Publicado em 9 dez 2015, 18h00
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

A escola Visitacion Valley, em São Francisco, nos Estados Unidos, sofria com o alto índice de violência e o tráfico de drogas no bairro. Tudo mudou quando, em 2007, um programa de meditação foi instituído entre alunos. Em um ano, o número de suspensões caiu pela metade e as notas começaram a subir.

Os professores são treinados para instruir os jovens, que, duas vezes por dia, passam 15 minutos meditando. Eles repetem um mantra pessoal e relaxam em suas mesas. Algumas vezes, a escola também organiza meditações em grupo, no auditório. Segundo os professores, a maior dificuldade, no início, é fazer com que os adolescentes se sintam confortáveis com os olhos fechados perto dos colegas.

Com o tempo, a autoestima dos estudantes aumentou, melhorando a atitude deles diante de situações de stress no dia a dia. Até quem tinha problemas em casa apresentou melhora. Uma pesquisa realizada no ano passado revelou que os alunos da Visitacion valley são os mais felizes da cidade. O sucesso foi tanto que o projeto já foi implantado em mais escolas da região e até em outros países, como a Inglaterra.

O custo anual do programa para cada escola chega a 280 mil dólares, valor fornecido por uma instituição não-governamental.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.