Desempenho de alunos melhora após escola ensinar meditação
A escola tinha altos índices de violência antes do programa ser implantado
A escola Visitacion Valley, em São Francisco, nos Estados Unidos, sofria com o alto índice de violência e o tráfico de drogas no bairro. Tudo mudou quando, em 2007, um programa de meditação foi instituído entre alunos. Em um ano, o número de suspensões caiu pela metade e as notas começaram a subir.
Os professores são treinados para instruir os jovens, que, duas vezes por dia, passam 15 minutos meditando. Eles repetem um mantra pessoal e relaxam em suas mesas. Algumas vezes, a escola também organiza meditações em grupo, no auditório. Segundo os professores, a maior dificuldade, no início, é fazer com que os adolescentes se sintam confortáveis com os olhos fechados perto dos colegas.
Com o tempo, a autoestima dos estudantes aumentou, melhorando a atitude deles diante de situações de stress no dia a dia. Até quem tinha problemas em casa apresentou melhora. Uma pesquisa realizada no ano passado revelou que os alunos da Visitacion valley são os mais felizes da cidade. O sucesso foi tanto que o projeto já foi implantado em mais escolas da região e até em outros países, como a Inglaterra.
O custo anual do programa para cada escola chega a 280 mil dólares, valor fornecido por uma instituição não-governamental.