Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça Aaron Wheelz, o esportista que abriu a cerimonia paralímpica

Terceiro de seis irmãos adotados, o norte-americano nasceu com uma rara doença congênita que o impede de andar.

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 20h30 - Publicado em 7 set 2016, 19h25

A cerimonia de abertura dos Jogos Paralímpicos desta quarta (7) emocionou muita gente não só pela grandiosidade da sua beleza ou por ter contado com o maestro João Carlos Martins executando o hino nacional brasileiro. 

Logo no início, o atleta Aaron “Wheelz” Fotheringham, de apenas 23 anos, surpreendeu a plateia por descer, em sua cadeira-de-rodas, uma Mega Rampa, numa ultrapassagem incrível do painel que marcava o último segundo para a abertura da Rio 2016, no Estádio do Maracanã. 

Leia mais: Mãe de atleta: reações emocionantes das famílias dos competidores​.

Mas aqueles que viram somente este trecho do evento nem sequer imaginam a história de persistência e superação por trás deste americano, nascido na cidade de Las Vegas, Nevada.

Continua após a publicidade

Matthew Stockman/Getty Images
Matthew Stockman/Getty Images ()

Aaron nasceu com uma condição raríssima: espinha bífida, que implica deficiência congênita localizada na medula espinhal, inviabilizando os movimentos de suas pernas. Ele é o terceiro de seis filhos, todos adotados — mas nem a falta de oportunidades ou as limitações foram capazes de desmotivá-lo. 

Veja também: Abertura da paralimpíada terá dançarina com próteses e manobras aéreas em cadeira de rodas.

Sempre foi conhecido por ser muito sapeca: desde pequeno conseguia fazer tudo que qualquer criança da sua idade fosse capaz. Obviamente, que com muito mais esforço próprio: precisava rolar, sentar e até rastejar para se locomover. 

Familiares relatam que ele vestia sua capa de Super Homem e deslizava pelo corredor de bruços, acreditando, como a maioria dos garotinhos de 4 anos, que poderia voar.

Leia mais: A pequena gigante: os vôos da ginasta Rebeca Andrade.

Sua crença tornou-se realidade quando Aaron foi reconhecido como o único cadeirante de todo o mundo a descer a Mega Rampa e executar duas das mais difíceis manobras da categoria WCMX, o Black Flip e o Front Flip — eternizando, assim, seu nome no Livro dos Recordes. 

Reprodução/Crave Online Sports
Reprodução/Crave Online Sports ()

O primeiro contato do atleta com as pistas poderia ter acabado de forma trágica: aos 8 anos, seu pai o levou para acompanhar o irmão mais velho, Brian, andar de skate. Foi então que ele tentou descer a rampa e caiu, machucando-se bastante, mas nem por isso Aaron se acanhou. 

Continua após a publicidade

Veja também: Mãe da ginasta Gabby Douglas: “parem de humilhar a minha filha”​.

Vencedor de inúmeras competições da modalidade, o atleta não se basta somente à carreira esportiva. Também dá palestras motivacionais e vai a acampamentos de verão especiais para crianças com deficiência e as ensina a manejar e controlar melhor suas cadeiras para que também possam fazer manobras fantásticas como ele.

Não precisamos ser deficientes físicos para nos inspirarmos com a história de vida do americano, que nesta noite, levou ao pé da roda o lema das Paralimpíadas: “O coração não conhece limites, e todo mundo tem um coração.”

Continua após a publicidade

Leia mais: Jogadora Formiga: “Troco ouro por mais mulheres nos grandes clubes”​.

.
. ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.