Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Comoção e pouca informação marca morte de Sabrina Bittencourt

Ativista ajudou mulheres a denunciar os abusos sexuais cometidos pelo médium João de Deus

Por Da Redação
4 fev 2019, 12h26

No último domingo (3), houve o anúncio da morte de Sabrina Bittencourt, ativista que ajudou a reunir depoimentos de mulheres sobre abusos cometidos por João de Deus. Ao mesmo tempo em que a solidariedade invadiu as redes sociais, houve também a divulgação de algumas informações desencontradas. 

A ONG Vítimas Unidas publicou um comunicado confirmando a morte de Sabrina por suicídio em Barcelona, na Espanha. Gabriel Baum, 17 anos, filho da ativista, no entanto, disse que sua mãe teria morrido no Líbano.

Em entrevista à Epoca, Gabriel disse que “nenhuma polícia, governo ou hospital atestará a morte da minha mãe. Não vou dar esse prazer para eles”, disse. “Minha mãe não é propriedade do Estado. O Itamaraty ou qualquer governo corrupto do mundo jamais terá qualquer informação sobre a minha mãe.”

O jovem afirmou que o velório de Sabrina acontecerá em dois ou três dias no Líbano. De acordo com ele, o corpo da mãe será embalsamando usando uma “técnica ancestral”.

Continua após a publicidade

À revista, ele disse ainda que Sabrina morreu “em meio a uma comunidade, perto de uma oliveira”, onde deverá ser enterrada. “Ela fez questão de morrer num país em que sempre foi bem tratada e que tinha sua árvore favorita.” Sabrina era judia-serafadita, termo usado para designar os judeus descendentes de Portugal e Espanha. 

Sobre o comunicado que dizia que Sabrina teria morrido em Barcelona, Gabriel diz que a presidente da ONG Vítimas Unidas errou. “Eu agradeço e entendo a boa vontade da Maria do Carmo, mas ela se baseou numa informação incompleta, porque falou com a minha mãe na quinta-feira e ela (Sabrina) estava em Barcelona. (…) Ela (Maria do Carmo) não fez por mal.”

Nas redes sociais, personalidades se pronunciaram sobre a notícia.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Que mundo é esse em que perdemos Sabrina Bittencourt? Eu a olhava pelas redes, pela imprensa e pensava: que mulher é essa com tanta força para ajudar tantas mulheres? Que mulher é essa que consegue dar voz para mulheres com no na garganta? Seguiremos sua luta, Sabrina. Obrigada por desbravar caminhos ❤️ meus sentimentos e um abraço apertado a seus familiares. PESSOAL, NAO É FAKE NEWS. Infelizmente. Todo mundo pode publicar algo errado, mas não publicaria sobre a morte dela sem checar. A notícia foi confirmada pelo filho.

A post shared by Manuela d'Ávila (@manueladavila) on

https://www.instagram.com/p/BtbGqodlQy3/?utm_source=ig_embed

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.