Comitê Olímpico criará ouvidoria para casos de abusos

Após as denúncias de assédio na ginástica artística, entidade quer dar voz aos atletas vítimas de casos semelhantes

Após as denúncias de assédio contra Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador de ginástica da seleção brasileira masculina, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou que irá criar um órgão para acolher as vítimas de abusos e investigar as denúncias.

“Vamos criar um canal que vai estar  disponível no final de maio, aberto a todo o público. Através desta ouvidoria, qualquer um pode fazer uma denúncia”, afirmou Marco Antônio La Porta, vice-presidente do COB em entrevista à TV Globo.

Além dos abusos cometidos por Fernando Lopes, o caso envolvendo Larry Nasser, treinador das atletas da ginástica artística americana, serviu de motivação para as mudanças nas confederações e federações.

O caso de Fernando Lopes, revelado pela reportagem do Fantástico, aponta 42 pessoas que afirmaram ter sofrido abuso moral, físico e sexual por parte do ex-treinador. Os casos ocorreram entre 2001 e 2016. Uma das vítimas é o atleta Petrix Barbosa, 26 anos, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

Segundo a Folha, a Confederação Brasileira de Ginástica tem, desde março, um Termo de Cooperação contra o Assédio Sexual e Abuso no Esporte com o Ministério Público do Trabalho e a entidade afirma que efetuou mudanças em seus procedimentos internos.

Leia também: Irmão de Meghan Markle tenta impedir casamento real com carta para Harry

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s