Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cinco documentários excelentes para assistir no Netflix

Nossa editora, Luara Calvi Anic, indica cinco documentários no canal online

Por Luara Calvi Anic
Atualizado em 28 out 2016, 17h10 - Publicado em 31 dez 2015, 06h00

Muitas vezes, passamos mais tempo procurando algo no Netflix do que, efetivamente, assistindo. Nada melhor do que ter sempre uma indicação na manga. A seguir, uma seleção de documentários disponíveis no canal online para começar o ano bem informada – e muito inspirada.

Twinsters

Aos 25 anos, uma coreana adotada descobre pela internet uma mulher igual a ela. Resolve ir atrás e ganha uma irmã gêmea idêntica! Samantha Futerman e Anaïs Bordier (foto) foram adotadas por diferentes famílias quando ainda eram bebês. A primeira, criada nos Estados Unidos, se tornou atriz e mora em Los Angeles. A segunda, cresceu na França e graduou-se em moda pela Central Saint Martins, em Londres. Depois da descoberta, Samantha resolveu contar essa história em um documentário lançado em 2015.

Jiro – O Sushi dos Sonhos

O maior sushiman do mundo tem 90 anos. O japonês Jiro Ono é dono de um pequeno restaurante em Tóquio, com três estrelas no Michelin (nota máxima do guia). Pudera, ele é obstinado pelo que faz: “Mesmo na minha idade, no meu trabalho eu ainda não alcancei à perfeição. Vou continuar escalando, tentando alcançar o topo, Mas ninguém sabe onde é o topo!”, diz. Em 2014, o presidente Barack Obama ocupou uma das disputadas dez banquetas do restaurante. O filme, de 2011, é uma lição de persistência e amor à profissão. A direção é de David Gelb.

Continua após a publicidade

Filhas da Índia

Em 2012, uma indiana de 23 anos foi estuprada dentro de um ônibus por seis homens. A estudante de medicina voltava do cinema, às 21h, quando foi violentada e morta. O filme traz entrevistas com os estupradores, que não se arrependem do crime que cometeram, feministas e familiares da vítima. Além de mostrar as manifestações desencadeadas pelo crime, que chocou o mundo e o país. Vale lembra que a cada 20 minutos uma mulher é estuprada na Índia. Lançado em 2015, o documentário é dirigido pela britânica Leslee Udwin e coproduzido pelo canal BBC.

Quebrando o Tabu

A guerra às drogas, declarada pelo mundo e principalmente pelos Estados Unidos, tem se mostrado ineficaz. “Pensar num mundo livre de drogas é uma coisa utópica. Não houve até hoje na história. Agora, você pode reduzir o dano que a droga traz às pessoas e a própria sociedade”, diz Fernando Henrique Cardoso no documentário de 2011. Além do ex-presidente e sociólogo, também estão no filme nomes como o médico Drauzio Varella, o escritor Paulo Coelho e o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Eles discutem, de maneira esclarecedora, formas de lidar com o consumo de drogas no mundo.

Chef’s Table

Do mesmo diretor de Jiro – O Sushi dos Sonhos, a série produzida pelo Netflix é composta de excelentes documentários de 45 minutos cada sobre seis grandes chefs do mundo. Entre eles, o argentino Francis Mallmann, que vive em uma ilha na Patagônia e cozinha usando técnicas ancestrais para o preparo de carne. As imagens são impressionantes!

Luara Calvi Anic é editora de CLAUDIA e dá dicas de cultura semanalmente. Para falar com ela, clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.