Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Chuva de meteoro nesta madrugada levará seu olhar ao céu

Não vai faltar "estrela cadente" para fazer pedido

Por Da Redação - Atualizado em 28 jul 2020, 22h47 - Publicado em 28 jul 2020, 19h00

A madrugada de hoje (28) para quarta-feira (29) terá um bom motivo para você ficar acordada – ou pelo menos colocar o celular para despertar –, já que uma chuva de meteoros, chamada Delta Aquáridas Austrais, atingirá o seu pico nesta data. Ela acontece todos os anos, mas, em 2020, a passagem concentra-se entre os dias  14 de julho e 18 de agosto, segundo informações da Organização Internacional de Meteoro.

A previsão é que o céu no território brasileiro seja atravessado por aproximadamente 15 a 25 meteoros da Delta Aquáridas em uma velocidade média de 41 km/s. Para quem está nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e algumas partes do Nordeste, a passagem será mais fácil de ser visualizada.

Outro ponto importante para acompanhar a chuva é a ausência de luzes artificiais, por isso, nas áreas com poluição luminosa, apenas os meteoros mais brilhantes serão visíveis.

Se você não tem telescópio ou binóculo, fique tranquila, porque o evento astronômico poderá ser avistado a olho nu. O melhor horário para avistá-los é às 3h30, quando Lua está se pondo. Para deixar o momento mais aconchegante, aposte em uma cadeira. Nossos olhos podem levar cerca de 20 minutos para se acostumar com o ambiente escuro, iluminado principalmente pelo céu. Depois, é só admirar o fenômeno e aproveitar para fazer um pedido, afinal, “estrela cadente” não vai faltar.

Publicidade