Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Celulares indianos terão botão de pânico para mulheres em emergência

A nova regra foi anunciada pelo governo e entrará em vigor a partir de janeiro de 2017

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 02h08 - Publicado em 26 abr 2016, 12h43

Seja dentro ou fora de casa, as indianas estão entre as mulheres que mais sofrem com a violência. Com o intuito de dar assistência a elas a qualquer hora, o governo da Índia anunciou uma nova regra: todos os celulares vendidos no país terão que portar um botão de pânico para que as usuárias possam fazer ligações de emergência. “A tecnologia é feita unicamente para melhorar a vida humana e o que seria melhor do que usá-la para a segurança das mulheres”, disse o ministro das telecomunicações Ravi Shankar Prasad.

A ideia é que as portadoras de smartphones façam a ligação de emergência apenas pressionando o botão de pânico por um certo tempo ou, ainda, apertando o botão de ligar/desligar três vezes seguidas. Celulares funcionais – que não são “smartphones” – deverão fazer a ligação quando os números 5 e 9 forem acionados. Ainda não se sabe qual qual órgão receberá a chamada. 

Todos os fabricantes terão que fazer as adaptações até 1º de janeiro de 2017, quando a lei entra em vigor. Ainda, a partir de 2018, os dispositivos móveis também terão que embutir um GPS para que a polícia local possa mapear a localização da vítima. 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.