Brasileiros em vídeo machista podem responder por crime após petição
Alena Popova, umas das maiores referências em defesa dos direitos da mulher na Rússia, criou um abaixo-assinado contra os agressores
Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2018, 17h31 - Publicado em 20 jun 2018, 15h46
A ativista russa Alena Popova criou um abaixo-assinado para que os brasileiros que assediaram uma mulher em vídeo na Rússia sejam responsabilizados. Imagens dos torcedores cantando músicas de cunho sexual e pedindo que a jovem, que não tem conhecimento do idioma, repetisse rodaram o mundo e geraram revolta.
A petição foi endereçada ao Ministério Interior e à Embaixada do Brasil na Rússia. “Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos e humilhação da honra e dignidade de um grupo”, escreveu no site Change.org.
De acordo com ela, a legislação local conta com critérios que penalizam aqueles agridem publicamente a honra e a dignidade de outra pessoa. No caso dos brasileiros, Popova frisou que eles não humilharam apenas a mulher que aparece no vídeo, como também “todas as mulheres da Rússia (já que no começo do vídeo um dos homens se refere à nacionalidade no plural)”.
“Os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas”, explicou.
Continua após a publicidade
Alena é ativista feminista e umas das maiores referências em defesa dos direitos da mulher na Rússia.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de 10,99/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.