Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasil registra maior número de casamentos infantis no continente

36% da população feminina brasileira casa-se antes dos 18 anos, aponta pesquisa; país lidera ranking de ocorrências na América Latina.

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 mar 2017, 14h08 - Publicado em 12 mar 2017, 13h44

O Brasil é o país que mais realiza casamentos infantis na América Latina, aponta o relatório Fechando a Brecha: Melhorando as Leis de Proteção à Mulher contra a Violência, do Banco Mundial. De acordo com a pesquisa, a cada ano, 36% da população feminina brasileira casa-se antes dos 18 anos.

Os dados divulgados na última quinta-feira (9) pela organização apontam que, por ano, 15 milhões de meninas em todo o mundo se casam antes de completar 18 anos. Assim, o Brasil se encontra em quarto lugar no ranking de países que mais realizam casamentos infantis no planeta.

Leia mais: Noivas meninas: o casamento precoce é mais comum do que você imagina

O documento mostra que, atualmente, existem mais de 700 milhões de mulheres no mundo que se casaram antes de completar 18 anos. A previsão é que, até a próxima década, o número de meninas que tenham se casado com idade abaixo a essa faixa etária cresça em 142 milhões.

Continua após a publicidade

Para a autora do estudo, Paula Tavares, os casamentos infantis ocorrem porque a lei brasileira permite casamentos a partir dos 16 anos, desde que haja o consentimento parental.

Além disso, para a pesquisadora, o matrimônio ainda é tido como alternativa para problemas econômicos à mulher. “O casamento, no Brasil, muitas vezes é visto como uma solução para a pobreza ou como uma forma de garantia de segurança econômica”, disse Paula à Agência Brasil.

Leia mais: Conheça a jovem adolescente que luta contra o casamento infantil

Continua após a publicidade

Alice Taylor, especialista em gênero e segurança humana e autora de um estudo do Instituto Promundo sobre mesmo tema acredita que os casamentos aconteçam porque a situação foi tão naturalizada, que leis como a que considera sexo com menores de 14 anos crime, mesmo que ele seja consensual, são desconsideradas. “O fenômeno é rural e urbano, está nas capitais, nos rincões, não tem geografia específica”, disse.

Já a assistente social Neilza Buarque Costa, assessora da Visão Mundial, ONG internacional que há 40 anos atua no país em defesa da infância defende que faltam políticas públicas que protejam as garotas.

“O assunto é tabu para o governo e a sociedade (…) A menina perde direitos. Não brinca, não estuda. Torna-se vulnerável à violência doméstica, não decide a própria vida sexual, engravida cedo, está mais sujeita à morte materna e a perder o bebê”, explicou Neilza.

Continua após a publicidade

Atualmente, na América Latina, países como Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela têm em sua legislação alguma medida punitiva para ocorrências de casamentos infantis – enquanto no Brasil, não há.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.