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Blogueiras e fashionistas vão ao Camboja e sentem na pele como é o dia a dia da indústria têxtil

Um reality show norueguês convidou ícones da moda para conhecer como funciona o trabalho duro de quem produz roupas em larga escala. O resultado dessa experiência é um vídeo que está ganhando força na internet

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 11 abr 2024, 21h07 - Publicado em 27 jan 2015, 12h49
Reprodução/AftenpostenTV
Reprodução/AftenpostenTV (/)
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“Eu não aguento mais!” ou “Que tipo de vida é essa?” foram algumas das frases ditas pelos três participantes do programa “Sweatshop Deadly Fashion”. Frida, Ludvig e Anniken são jovens europeus que abrira mão de sua vida na Noruega em troca de um mês de trabalho em Phnom Penh, capital do Camboja, onde as fábricas têxteis oferecem péssimas condições de trabalho e baixíssimos salários.

Durante os episódios, os blogueiros passaram por grandes momentos de exaustão física e emocional. Passaram cerca de 12 horas diárias costurando e ouvindo histórias dos trabalhadores. “Alguns simplesmente morreram por não conseguirem se sustentar”, conta um dos asiáticos. “Chorei atrás das câmeras”, contou o diretor, Joakim Kleven. “Os jovens da Noruega gastam uma quantidade enorme de dinheiro em roupas, mas eles não fazem ideia de onde elas realmente são produzidas”, completou.

Diante da repercussão do reality, algumas marcas – como a sueca H&M – se pronunciaram sobre sua produção. “Estamos no mercado há mais de dez anos e o Camboja é responsável por grande parte do nosso abastecimento. Sendo assim, desde 2005 fazemos parte do programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Better Factories Cambodia, que visa melhorar as condições trabalhistas na indústria têxtil”, completa a H&M em um dos episódios da série.

 

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Veja a série completa aqui.  

 

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