Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Beyoncé levou ao VMA mães que tiveram seus filhos – jovens negros – assassinados

Gwen Carr, Lesley McSpadden, Wanda Johnson e Sybrina Fulton estão à frente do movimento americano contra a truculência policial "Black Lives Matter"

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 12 abr 2024, 14h49 - Publicado em 29 ago 2016, 15h07

A cantora norte-americana Beyoncé chamou a atenção do público não só por entrar de mãos dadas com sua filha, Blue Ivy, no red carpet da última edição do MTV Video Music Awards, neste último domingo (28). 

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram ()

Leia mais: Você vai pirar com o vídeo dessa garotinha dançando “Formation” da Beyoncé.

A principal vencedora do ano na premiação – que ganhou 7 das 11 categorias que fora indicada – levou consigo quatro convidadas de honra que têm em comum uma dolorosa trajetória: são mães de jovens negros assassinados pela truculência policial americana, entre os anos de 2008 a 2014.   

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter ()

Veja também: Michelle Obama invade show de Beyoncé em campanha pela educação para meninas.

Gwen Carr, mãe de Eric Garner; Lesley McSpadden, mãe de Michael Brown; Wanda Johnson, mãe de Oscar Grant e Sybrina Fulton, mãe de Trayvon Martin, também tiveram a oportunidade de falar sobre a dor da perda prematura e injusta em um dos clipes do mais novo álbum da cantora, “Lemonade”. No vídeo, lágrimas escorrem do rosto dessas mulheres enquanto revisitam suas duras lembranças, segurando retratos de seus filhos. 

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter ()

Leia mais: Veja a decoração encantadora do aniversário da filha de Beyoncé​.

Quatro vidas com apenas um fim

Michael Brown, de 18 anos, faleceu após ser alvejado por um policial, no município de Ferguson, periferia de St. Louis, Missouri, em agosto de 2014. O jovem não estava portando armas, tampouco possuía alguma antecedente criminal. A truculência da ação levou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a realizar uma declaração pública prestando condolências e apoio aos familiares dias depois. 

Trayvon Martin. de 17 anos, morreu após ter sido alvo em um tiroteio provocado por George Zimmerman, segurança de um condomínio na cidade de Sanford, Flórida, em fevereiro de 2012. Segundo informações divulgadas pela investigação, o garoto não portava armas. George foi à julgamento em 2013 e acabou inocentado das acusações de assassinato e homicídio culposo. 

Continua após a publicidade

David Shankbone
David Shankbone ()

Os pais do jovem Trayvon Martin, Tracy Martin e Sybrina Fulton, durante protesto no bairro nova-iorquino Union Square após o assassinato do filho. 

Eric Garner faleceu em julho de 2014, no distrito nova-iorquino de Staten Island, após ter sido estrangulado por oficiais da polícia. Antes de ser detido, Eric chegou a repetir onze vezes que “não conseguia respirar”, no momento em que estava deitado de bruços na calçada até perder completamente a consciência. Alguns dos policiais acreditaram que ele estava vendendo cigarros soltos pelas ruas de Nova Iorque, prática proibida legalmente e contestada posteriormente pelos que estavam presentes e acompanharam a abordagem. 

Oscar Grant III morreu após ter sido alvejado por policiais em uma estação de metrô do município californiano de Oakland, no 1º dia de 2009, durante as comemorações de Ano Novo. Tudo começou com o que parecia uma ocorrência comum nesta época do ano, houve uma briga em um dos vagões e os oficiais intervieram. Foi então que o jovem, que estava com seus amigos, foi apontado como suspeito e obrigado a sentar-se no chão. Apenas Oscar foi alvo dos tiros disparados pela polícia. 

.
. ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.