Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Boneca Barbie ganha nova profissão. Entenda por que isso é importante

Robbie foi anunciada esta semana. Além de trabalhar com engenharia robótica, ela tem outra característica fundamental

Por Da Redação
Atualizado em 27 jun 2018, 12h54 - Publicado em 27 jun 2018, 12h52

Um dos brinquedos de maior sucesso de todos os tempos, a boneca Barbie há décadas aparece nas vitrines em profissões como veterinária, dançarina, professora e até jogadora de futebol. Mas já reparou que ela nunca esteve envolvida na área de tecnologia?

Com o intuito de suprir esta falta, a Mattel, em parceira com a plataforma educacional Tynker lançou a Robbie, a nova Barbie engenheira robótica.

A novidade foi anunciada na terça-feira (26) e não para por aí. Robbie pode ser adquirida em quatro tons de pele e tipos de cabelo diferentes. Ponto extra para a diversidade!

View this post on Instagram

Introducing the latest Barbie career: Robotics Engineer! With these dolls, girls can imagine coding a world of their own. Shop the Robotics Engineer #Barbie now via the link in bio.

A post shared by Barbie (@barbie) on

Além de estar estilosa como sempre, a boneca terá em mãos os seus óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. A criança que ganhar a nova Robbie também terá acesso a sete lições de codificação gratuitas para praticar suas habilidades como engenheira de robótica e, quem sabe, encontrar um talento para o futuro.

A criação da boneca Robbie reforça a importância de jovens de todas as etnias e classes sociais se sentirem reconhecidas e representadas em todas as profissões do mercado. Afinal, já nas brincadeiras as crianças começam a criar habilidades que lhe serão importantes na vida adulta.

Continua após a publicidade

“Com 180 carreiras e contando, estamos empenhados em inspirar as meninas a explorarem seus maiores sonhos”, afirmou comunicado da Mattel, companhia responsável pela nova criação da boneca em uma de suas publicações no Instagram.

Leia também:Por que as meninas perdem o interesse em ciências e exatas?

View this post on Instagram

We've partnered with @TynkerCoding, the award-winning programming platform, to introduce young girls to #coding! Through six Barbie-themed courses on Tynker, girls can learn coding while honing their critical thinking and problem-solving skills: tynker.com/BarbieYCBA.

A post shared by Barbie (@barbie) on

A importância dessa novidade

Segundo um estudo realizado nas três cidades mais populosas da América Latina (São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México) – entre abril e outubro de 2017 -, 90% das meninas entre 6 a 8 anos apontam o curso de Engenharia como um ofício de afinidade masculina.

Financiada pela Disney Latino-América em parceria com a FLACSO Argentina (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da UNESCO) e a associação civil Chicos.net, a pesquisa concluiu que meninas são as que mais gostam de matemática na cidade de São Paulo, marcando uma taxa de 40% de aproveitamento, enquanto os meninos equivalem a 23%. Porém esses números não se refletem no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

O Censo da Educação Superior, do INEP, divulgou que em 2015, no Brasil, que apenas 60% das mulheres concluíram os cursos superiores que representam nos cursos de ciência o número de 41% e em cursos de engenharia, 29,3%.

De acordo com o estudo, essa discrepância entre o alto interesse e habilidade de meninas para matérias relacionadas à matemática e ciência na infância e a baixa participação das mulheres nessas áreas no mercado de trabalho muito tem a ver com as meninas não as verem como uma possibilidade de profissão para mulheres. Os pais as incentivam a seguir a carreira que quiserem, mas esquecem de mostrar todas as possibilidades para suas filhas.

Por isso, Robbie ser uma boneca que trabalha com engenharia robótica é importante. Ela não só amplia o leque de possibilidades para as mulheres já na infância, como vem com aulas de codificação para que as crianças entrem em contato com esse conhecimento tão importante para a nossa sociedade atual e percebam que ele não é nenhum bicho de sete cabeças.

Veja também: Barbie usa hijab pela primeira vez na história

Em dois anos, número de vendas de bonecas negras não tem aumento

Continua após a publicidade

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.