Assédio no Linkedin: advogado é acusado de sexismo após elogiar foto de mulher em seu perfil profissional

Após ser assediada, Charlotte Proudman criou um manifesto nas redes sociais e descobriu muitas outras mulheres que passaram pela mesma (desagradável) situação

Quando alguém procura por você no Linkedin – rede social para fins profissionais – é porque essa pessoa tem interesse no seu perfil profissional. Ou pelo menos é assim que deveria ser, mas recentes acusações mostram que algumas pessoas vêm utilizando essa plataforma com outros objetivos.

O advogado Alexander Carter-Silk contatou a também advogada Charlotte Proudman em sua rede profissional. E entre tantas habilidades e certificações, ela foi escolhida, por incrível que pareça, pela sua atraente foto.

Em uma mensagem direta, ele escreveu:

“Compreendo que isto talvez seja extremamente politicamente incorreto, mas essa sua imagem é deslumbrante! Você definitivamente ganhou o prêmio pela melhor foto de perfil no Linkedin”.

Charlotte respondeu à mensagem dizendo que isso era ofensivo e inaceitável e solicitou que o advogado se desculpasse publicamente.

Mas ele se defendeu, dizendo que tudo isso não passou de um mal entendido. “A maioria das pessoas publicam fotos não profissionais, meu comentário foi baseado na qualidade profissional da fotografia, mas, infelizmente, foi interpretado erroneamente”, disse ele.

O pior é que quando Charlotte compartilhou a mensagem recebida em seu Twitter, várias outras mulheres admitiram já ter recebido, contra a vontade delas, mensagens com apelo sexual e irrelevantes para suas qualificações profissionais. Uma delas, inclusive, chegou a mudar a sua foto para uma mais feia, depois de receber tantas mensagens inadequadas.

Outra mulher publicou nas redes sociais que recebeu elogios sobre o seu sorriso, vindo do diretor de uma empresa com uma mensagem que pode ser tudo, menos profissional:

“Olá, como vai? Você tem um sorriso lindo. Eu preciso confessar que você com certeza tem uma página muito boa e interessante aqui. Você poderia me dar seu endereço de e-mail para que possamos escrever um para o outro e nos conhecer melhor já que eu não estou sempre online aqui? Espero receber notícias suas logo.”

Após descobrir que não tinha sido a única vítima, Charlotte vem encorajando mulheres a chamar atenção para o problema denunciando e usando a hashtag #CallingOutSexism .

Charlotte e essas mulheres têm sido, no entanto, acusadas pelo exagero de não saber “simplesmente receber um elogio”. E ainda, por considerar o sexismo um grande problema. Mas ela rebate as críticas e afirma que aceita qualquer uma delas, desde que esteja ajudando as mulheres a não serem obrigadas a aceitar atitudes sexistas.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s