Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Arquidiocese de SP instaura Comissão de combate ao abuso sexual na Igreja

Iniciativa faz parte de uma determinação do Papa Francisco para as dioceses católicas de todo o mundo.

Por Da Redação
6 mar 2020, 18h30

A partir do próximo domingo (8), uma Comissão permanente da Arquidiocese de São Paulo estará recebendo denúncias de abusos sexuais envolvendo religiosos. A iniciativa, anunciada na quinta-feira (5), faz parte de uma determinação do Papa Francisco para as dioceses da Igreja Católica de todo o mundo.

Segundo informações do SBT Brasil, a Comissão terá duas linhas de trabalho: uma preventiva e outra investigativa. Enquanto a primeira será responsável por passar orientações que auxiliem no combate aos abusos, a segunda trabalhará para o afastamento dos religiosos uma vez que os casos forem confirmados, criando uma investigação interna e encaminhando a denúncia também ao Ministério Público.

Em entrevista, o arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer declarou que a comissão atuará mais como uma ouvidoria que como um tribunal, visando combater esse crime “não só no clero, mas na Igreja, entre os fiéis”. Ele também admitiu que a Arquidiocese de São Paulo já chegou a afastar clérigos denunciados, mas não chegou a especificar o número exato. 

“Eles tiveram seu encaminhamento, sua verificação, investigação. Alguns casos foram, sim, parar na Justiça comum, porque as pessoas têm a liberdade de fazer a denúncia, sempre tiveram, e foram orientadas a fazer a denúncia, assim como agora também orientadas a fazer a denúncia por sua conta, na Justiça comum, às autoridades policiais”, declarou, de acordo com a Agência Brasil.

Continua após a publicidade

As denúncias poderão ser feitas presencialmente, por email ou ainda por carta registrada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.