Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprovação popular confirma importância de Jacinda Ardern

Primeira Ministra é apontada como a mais popular no cargo em um século

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 8 jun 2020, 12h30 - Publicado em 18 Maio 2020, 13h02

Jacinda Ardern é uma líder que vem ganhando admiradores ao redor do mundo. Aos 39 anos, há 3 como Primeira Ministra da Nova Zelândia, ela estava à frente da oposição antes assumir o cargo, em 2017.  Quando começou a pandemia, Jacinda determinou restrições de “nível 4” no país, o que impactou não apenas na vida social das pessoas como em nos negócios também. A decisão se revelou acertada. A Nova Zelândia foi um dos países mais bem-sucedidos na contenção do novo coronavírus e desde o final de abril vem retomando a vida ‘normal’.  Porém, como ela mesma avisou ao reduzir as restrições, todos atentos na luta contra o vírus.

Uma pesquisa divulgada na segunda (18), a primeira desde que a pandemia começou, a reação à COVID-19 na Nova Zelândia pôde ser medida em números. A popularidade do Partido Trabalhista aumentou 14 pontos e chegou a 56,5%  de aprovação, a maior de qualquer partido em toda a história no país. Jacinda apareceu com 59,5%, um aumento de 20,8 pontos em relação à pesquisa anterior e a cifra mais alta de qualquer líder na história da Nova Zelândia. O isolamento rigoroso liderado por Jacinda conta com uma aprovação de 92% da população.

(Dom Thomas - Pool/Getty Images)

Jacindamania

Jacinda é a terceira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra e a mais jovem no cargo. Sua gestão foca no bem-estar social e tem sido marcada por decisões liberais. Jacinda apoia o casamento homoafetivo e conseguiu mudar as leis do país para liberação do aborto, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ela entrou para política quando trabalhava como pesquisadora no gabinete da ex-Primeira Ministra, Helen Clark. Em 2017 assumiu a liderança do Governo quando o líder trabalhista, Andrew Little renunciou.  No ano seguinte anunciou sua gravidez, conciliando a gestação com o cargo e tirando apenas seis semanas de licença-maternidade quando sua filha nasceu. A popularidade de Jacinda já cresce ao redor do mundo. Na Nova Zelândia chamam de ‘jacindamania’, e parece que a tendência é de crescer ainda mais.

 
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.