App cataloga dados de filmes dirigidos por mulheres

Projeto pretende dar visibilidade e facilitar o acesso a informações sobre as produções femininas

O aplicativo “a cineastA” é um projeto sem fins lucrativos desenvolvido por Ana Heloiza Possotto, doutoranda da Unesp,  com objetivo de facilitar o acesso às produções dirigidas por mulheres brasileiras e catalogar informações como nome, ano de produção, sinopse, prêmios e fomentos recebidos.

A base de dados do app está sendo desenvolvida de duas formas. A primeira é por meio de um cadastramento colaborativo, que vai até o dia 30 detse mês, onde as usuárias podem contribuir incluindo suas obras ou de outras mulheres. Como complemento, a equipe que coordena o projeto está catalogando clássicos que se enquadram nas características do projeto.  

Leia mais: Laís Bodanzky sobre as mulheres no cinema: “É a grande revolução”

O catálogo inclui indicadores de região, cor da pele e quantas mulheres participaram do projeto. Vale ressaltar que não é um streaming de filmes, a intenção do software está apenas em divulgar os dados das obras. O app poderá ser usado como ferramenta de pesquisa para especialistas na área e será disponibilizado de forma gratuita a partir de junho para tablets e smartphones.

Mais lidas: Kate Middleton usa look similar ao de Lady Di para deixar hospital

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s