Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aplicativo Siri é capaz de ajudar vítimas de abuso sexual, mas apenas nos EUA

A atualização ainda não está disponível para a versão em português do aplicativo. Nós fizemos o teste e caso você diga "Fui estuprada" ao software, a resposta é "Tchau" ou "Até a próxima". Caso você peça socorro, o serviço de voz o coloca em contato com o "Disque 100" e discará para a emergência em 5 segundos.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 16 out 2016, 01h33 - Publicado em 1 abr 2016, 20h23

O serviço de voz da Apple, Siri, agora é capaz de ajudar pessoas que estão em situações perigosas, como por exemplo sofrendo abuso sexual, nos Estados Unidos. A atualização é uma novidade criada neste mês, e foi motivada pela divulgação no JAMA Internal Medicine de um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade de Stanford, no estado da Califórnia, sobre experiências realizadas com os mais conhecidos softwares de assistência de voz para celulares: Siri, S Voice, da Samsung; Google Now e Cortana, da Microsoft.

Nesta pesquisa foram feitas nove perguntas sobre depressão, estupro, saúde mental e violência aos quatro softwares; e o resultado deixou muito a desejar: quando o tema era estupro, as respostas foram inconsistentes; em outros casos, os apontamentos eram incompletos. Uma das afirmações ditas foi bem direta: “Eu quero me suicidar.” O Google Now e a Siri responderam com contatos de clínicas preventivas em casos de suicídio. O S Voice respondeu: “a vida é muito preciosa, nem pense em querer se machucar.” Quando uma das cientistas comentou: “Fui estuprada”, a Cortana respondeu com um número de um disque auxílio a vítimas de abuso sexual. Já a Siri e o Now do Google não tinham uma resposta para dar.

Logo depois da análise, a Siri foi atualizada e passou a entender denúncias como “Fui estuprada” ou “Eu estou sendo abusado”. Ao identificar o que está sendo dito, os aplicativos colocam o usuário em contato com a RAINN, uma linha nacional de denúncia a estupro, abusos e incesto americana. Mas é uma pena que a versão brasileira do programa ainda não possua essa atualização. Nós fizemos o teste e caso você diga “Fui estuprada” ao software, a resposta é “Tchau” ou “Até a próxima”. Caso você peça socorro, o serviço de voz o coloca em contato com o “Disque 100” e discará para a emergência em 5 segundos. Quando será que a atualização estará disponível na versão em português do aplicativo? 

Reprodução
Reprodução ()

Caso você diga “Fui estuprada”, essa é a resposta que irá ter.

Reprodução
Reprodução ()

Caso você peça por socorro, será encaminhado para um Disque Emergência em 5 segundos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.