Aplicativo mostra locais em que mulheres fizeram história
Grupo feminista cria programa para mapear mulheres que fizeram a diferença
Muito popular, o aplicativo Field Trips tem como objetivo principal mostrar curiosidades e fatos interessantes sobre diferentes lugares ao redor do mundo: você marca um local no mapa e ele conta fatos históricos da região e pessoas marcantes que estiveram nos arredores. No entanto, o grupo feminista Spike notou que a diferença entre citações sobre homens e mulheres era gritante – as mulheres apareciam com menos frequência no app. E a foi aí que a função Woman On The Map foi adicionada ao programa.
Quando a ferramenta é ativada, o aplicativo envia uma notificação avisando quando você passar por um lugar onde uma mulher fez história, além de uma ficha técnica com a explicação de que acontecimento.
Segundo pesquisas realizadas pelo grupo entre 2010 e 2013, menos de 20% das homenagens feitas pelo Google, as animações conhecidas como “Doodles”, contemplavam efemérides com referências femininas. Depois de apresentar o estudo, o próprio Google convidou ativistas a criarem um banco de dados só de mulheres que foram protagonistas da história mundial – provando que essa diferença de referências existe sim e que merece a nossa reflexão e transformação.
Disponível gratuitamente para sistema Android e iOS, o aplicativo também convida os usuários a participarem do banco de dados que cataloga grandes acontecimentos. Para fazer uma sugestão, basta enviar um e-mail para sparkteam@sparksummit.com com uma minibiografia de quem você gostaria de ver no app!