Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Após João de Deus, outro guru religioso é acusado de abuso sexual

As violências aconteciam durante cerimônias tântricas, dizem as mulheres

Por Da Redação
Atualizado em 24 jan 2019, 16h50 - Publicado em 24 jan 2019, 16h48

Diógenes Mira, mais conhecido como Ananda Joy, é um guru religioso de 39 anos. Ele foi acusado de abuso sexual e estupro d procuraram o guru para superar “bloqueios” e “atrasos espirituais”.

Ao jornal O Globo, quatro mulheres deram depoimentos sobre os abusos. Elas procuraram o guru para superar “bloqueios” e “atrasos espirituais”. Cerca de 10 pessoas moravam com Ananda na casa em Piracicaba, com rotação de integrantes.

Leia mais: Menina morre ao ser deixada sozinha em carro no Rio

Segundo o jornal, durante as sessões de “iniciação tântrica”, Ananda administrava o chá ayahuasca (ou Santo Daime), além de outras drogas alucinógenas, como maconha, ecstasy e MDMA.

Ainda à reportagem, as mulheres alegaram que, por diversas vezes, se sentiram coagidas a ter relações sexuais com Ananda e outras pessoas do grupo religioso. Segundo elas, Diógenes abusava de uma dinâmica hierárquica dentro da comunidade, a qual lhe configurava uma posição superior aos demais integrantes.

Em sessões fechadas (individuais ou com até 10 pessoas), Ananda usava um discurso para “convencer” suas vítimas. O pretexto usado pelo guru era de que tais relações faziam parte de um maior desenvolvimento espiritual para o “rompimento de bloqueios” e de “moralismos”.

Continua após a publicidade

Leia mais: Jovem americana descobre que pai é um serial killer

Nessas sessões fechadas, diferentes das abertas (que atendiam a cerca de 40 pessoas por vez), as mulheres se sentiam coagidas a participar de práticas sexuais com as quais deixavam claro que não concordavam. Sob efeito de substâncias químicas ou não, todas dizem ter expressado verbalmente que não estavam consentindo com o ato.

Ainda na reportagem, especialistas afirmaram que, com o uso das drogas sintéticas, a capacidade de compreensão e de resistência das vítimas estava comprometida. Nesse caso, as circunstâncias configuram estupro de vulnerável ou estupro mediante fraude.

E não era apenas o discernimento das vítimas que as drogas afetavam. Segundo elas, dependendo da condição de Ananda, ele reagia de duas formas diferentes quando elas negavam as relações sexuais.

Leia mais: Idoso é preso por estupro de criança de 3 anos em cima de tanque de lavar

Continua após a publicidade

Se estivesse sob influência das substâncias, o guru iniciava um discurso espiritual, defendendo que elas apenas estavam se sentindo desconfortáveis por culpa dos “bloqueios”. Agora, se estivesse sóbrio, fora das cerimônias, ele usava a força física, impedindo a reação das vítimas.

Por enquanto, três mulheres já apresentaram denúncias ao Ministério Público de São Paulo. O órgão deve ouvi-las na próxima semana e, em seguida, pedir que Ananda Joy apresente sua defesa. O acusado nega todas as acusações.

Veja mais: Vanderson é expulso do BBB após acusação de estupro

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.