Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Alunas de colégio no Rio protestam por igualdade nos uniformes

Meninas querem ter o direito de frequentar a escola usando a bermuda da aula de educação física

Por Danielly Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 ago 2018, 16h40 - Publicado em 9 mar 2018, 19h54

Estudantes do ensino médio do Colégio Santo Inácio protestaram, na manhã desta sexta-feira (9), contra a proibição do uso de bermudas fora da aula de educação física. As alunas alegam que os meninos podem usar a peça nas outras aulas, enquanto elas são obrigadas a trocar de roupa depois da prática dos exercícios. O ato ocorreu na porta do colégio em Botafogo, na zona sul do Rio.

“Feliz Dia da Mulher. Pra você que não pode usar uniforme do próprio colégio. E que não pode reclamar já que esse problema não condiz com a realidade carioca e fluminense. Mas não se engane / A gente apoia a tolerância/ Mas sabe como é, né / Moral e bons costumes? Ai já é demais”. Esse é um trecho do texto lido por uma das estudantes durante o protesto.

Leia também: Alunas de engenharia da usp fazem video poderoso contra machismo

Na quinta-feira (8), com o apoio das mães, as alunas foram para a escola usando a bermuda em forma de protesto, elas conseguiram assistir as aulas, mas segundo informações do  O Globo, as alunas não foram recebidas pelo reitor, o padre Ponciano Petri.  Durante a noite de quinta, os pais receberam um comunicado da escola que classificou a manifestação como “intempestiva e de menor relevância à luz de todos os desafios e problemas reais e prementes que nossa sociedade enfrenta, em especial a carioca e fluminense”. No comunicado a escola também afirmou que “não se furtava ao diálogo com os alunos”.

Continua após a publicidade

Em resposta, os pais enviaram uma carta à direção, em que afirmam que “a escola perdeu uma grande oportunidade de dialogar com seus alunos, de procurar entender a motivação do movimento e tentar construir juntos uma solução”.

Após o protesto de hoje, a direção do Colégio Santo Inácio se reuniu com uma comissão de pais e alunos e ao final da reunião divulgou uma nota em que  afirma que vai dialogar com os representantes de turma.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.