Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Algoritmo do Twitter detecta perfis com sintomas de depressão e os ajuda

Projeto analisa perfis públicos através da linguagem usada pelo usuário

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 10h26 - Publicado em 27 mar 2019, 18h50

Estudos recentes mostram que pessoas que enfrentam problemas psicológicos tendem a usar um determinado grupo de palavras de forma recorrente. A “gramática da depressão” também pode ser percebida em posts na internet, por exemplo. Com base nesses dados, as próprias redes sociais, como o Instagram, começaram a investir em ferramentas para auxiliar os usuários que passam por isso.

Segundo dados da OMS, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo, número maior do que o de mortes em homicídios, guerras e conflitos civis somados. No Brasil, em um dia, 32 pessoas tiram a própria vida, sendo os  jovens entre 15 e 19 anos o grupo mais afetado. Essa já é a quarta principal causa de morte de adolescentes no país.

+ Autora de ‘Comer, Rezar e Amar’ redescobre o amor após morte de parceira

Essas mesmas pesquisas também provam que, quando percebidos com antecedência, os casos de suicídios causados pela depressão podem ser evitados em 90%. Assim, a Agência África, em parceria com a revista Rolling Stone, resolveu criar o “Algoritmo da Vida”, um sistema para o Twitter que pretende identificar, nas postagens públicas de usuários, perfis com sintomas de depressão.

Continua após a publicidade

Segundo os desenvolvedores do software, essa foi a rede social escolhida por possuir uma forma de comunicação diferente, em que os usuários se expressam de forma muito mais aberta.

Como funciona

O algoritmo é capaz de reconhecer a ‘linguagem da depressão’, que pode indicar, mesmo em estágios iniciais, a ocorrência da doença. Depois da identificação, feita por um bot, uma equipe capacitada checa o tweet para avaliar o contexto, a recorrência e também checar se não há ironia na frase.

Continua após a publicidade

Caso o potencial seja confirmado, um perfil, criado com auxílio de psiquiatras, entra em contato com a pessoa e mostra maneiras de obter ajuda, indicando o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), referência nacional no atendimento a pessoas com depressão.

Em funcionamento desde fevereiro, o Algoritmo da Vida já identificou mais de 300 mil menções. Entre as expressões que mais apareceram, estão “quero sumir”, “sou muito feia”, “ninguém entende minha dor” e “quero morrer”.

Leia mais: Jet lag social: como a mudança de ritmo pode influenciar na sua rotina

Continua após a publicidade

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.