Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A ativista russa que criou a petição contra brasileiros do vídeo machista

Alena Popova é uma referência em defesa dos direitos femininos na Rússia

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2018, 18h56 - Publicado em 20 jun 2018, 18h49

A ativista russa Alena Popova criou um abaixo-assinado para que os brasileiros que assediaram uma mulher em vídeo sejam responsabilizados. A petição foi endereçada ao Ministério Interior e à Embaixada do Brasil na Rússia. Até então, o Itamaraty já havia dito que só poderia

“Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente tanto para a mulher quanto a todos os cidadãos russos por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade de um grupo”, escreveu no site Change.org.

Essa não é a primeira vez que ativista levanta a voz frente às ameaças aos direitos femininos. Desde 2001, ela está envolvida na difusão de informação e criação de projetos com objetivos sociais.

Mais recentemente, em 2016, Popova foi co-fundadora do projeto W Protection of women’s rights, que combate a violência doméstica, procura auxiliar na garantia da segurança financeira das mulheres e promover ações diversas neste sentido.

Continua após a publicidade

Atualmente, um dos trabalhos da organização está em conquistar a adoção de uma lei exclusiva para penalizar a violência doméstica – assim como, no Brasil, temos a Lei Maria da Penha. Segundo o projeto, tal ausência significa que não existem ferramentas legais para suprimir esses crimes, tais como ordens de segurança, programas para lidar com o agressor ou sistemas de informação às vítima. Eles também atuam para tipificar a violência psicológica e patrimonial.

Ao mesmo tempo, o grupo batalha por uma licença-paternidade de 90 dias, assim a responsabilidade do bebê poderá ser dividida igualmente entre pai e mãe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.