A influência do carinho dos pais na autoestima da criança

Estudo aponta que quanto maior o investimento afetivo da família, melhor a confiança dos filhos

Aqueles beijos e abraços que seus pais deram após a saída da escola ou na hora de colocar na cama influenciaram na sua autoestima quando adulto. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Åbo Akademi, na Finlândia, a quantidade de carinho e afeto que uma criança recebe de seus pais pode influenciar diretamente no modo como ela olha para si mesma em sua fase adulta. 

Leia também: Estudo aponta que um amigo de infância ajuda a elevar a saúde

A pesquisa questionou 907 mulheres e 337 homens, abordando uma série de perguntas a respeito de suas relações familiares, como: “Com que frequência você e sua mãe conversavam durante sua infância?” e “Quão por dentro seu pai estava a respeito do tempo que você passava e o que você fazia com seus amigos?”.

Além disso, os entrevistados eram questionados, também, sobre temas de auto-imagem e relação social. “Comparando com pessoas do mesmo gênero que você, quão atrativo você é como parceiro?” e “Quão atraente você é em relação à personalidade, status e inteligência?”.

Todas as respostas estavam numa escala de “Raramente/De forma nenhuma” equivalendo a zero, e “Constantemente/Bastante” representando 100.

Quando os dados foram computados, o resultado mostrou que, quanto maior o carinho que uma família dedicava ao seu filho, melhor é a sua saúde mental e sua autoestima. “[…] Os resultados mostraram uma associação direta entre o investimento emocional que os pais fizeram e a autoavaliação da atratividade”, concluiu Jan Antfolk, psicólogo responsável pela pesquisa.

Os pesquisadores da universidade ainda comentam que a dedicação afetiva que os pais dão aos seus filhos pode ajudar as crianças a se valorizarem mais e até tratar melhor os seus parceiros no futuro.

O estudo ainda apontou que a autoestima vem de uma linha direta com o afeto da mãe em comparação com a relação paterna, mostrando uma diferença entre a atenção dada entre os pais para seus filhos.

Veja: Fórum CLAUDIA reunirá mais de 20 CEOs mulheres em São Paulo

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s