Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“A corrida ainda está acontecendo” diz Emma Watson sobre luta por equidade de gênero

Atriz narra vídeo para chamar a atenção para a quinta Meta Global de Desenvolvimento Sustentável da ONU. "Ainda existem vários obstáculos enormes para serem saltados. A corrida ainda está acontecendo – todos os dias, em todos os anos de nossas vidas. Mas nós vamos cruzar a linha de chegada. Ninguém pode nos parar".

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 06h43 - Publicado em 26 set 2016, 15h27

Desde 2014, a atriz britânica Emma Watson, 26, é embaixadora da ONU pelo direito das mulheres. Ela dedicou o último ano a campanhas em defesa da igualdade de gêneros, como a HeForShe, que defende mais participação dos homens nessa luta. Nesta segunda-feira (26), Emma lançou um vídeo curto intitulado Hurdles (obstáculos, em inglês), para destacar a meta número 5 – igualdade de gênero – das Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável. 

Leia tembém: Emma Watson foi aconselhada a não usar a palavra feminismo 

O vídeo mostra uma corrida de obstáculos entre mulheres nas Olimpídas de Tóquio, em 1964, trazendo uma importante mensagem na voz de atriz. O vídeo celebra das conquistas das mulheres nas últimas décas, mas ressalta os desafios que ainda precisam ser combatidos para conquistarmos a equidade de gênero. 

(Abaixo você encontra o texto completo em português) 

Continua após a publicidade

 

“Mulheres sempre enfrentaram obstáculos para alcançar metas – mas eles nunca nos pararam. Nós nos sacrificamos, lutamos, fizemos campanha. Tivemos êxito. Fomos ultrapassadas – e saímos com êxito novamente. Em uma corrida por justiça, tivemos que ultrapassar incontáveis obstáculos para ganhar nossos direitos. Mulheres não tinham direito ao voto, éramos excluídas da educação, não éramos pagas de forma justa pelo nosso trabalho, não tinhamos nenhuma voz em liderança política. As primeiras Olimpíadas não incluiam mulheres. Então, teve o depois…

Em 1893, a Nova Zelândia concedeu às mulheres o direito ao voto – 192 países seguiram. Em 1963, os Estados Unidos aprovaram o primeiro ato pela equiparação de salários – 60 países seguiram. Atualmente, 97 países têm mais mulheres do que homens nas Universidades. Em Ruanda, mais de 50% dos parlamentares são mulheres. E 21 países têm mulheres como Chefes de Estado. 

Ainda existem vários obstáculos enormes para serem saltados. A corrida ainda está acontecendo – todos os dias, em todos os anos de nossas vidas. 15 milhões de crianças se casam todos os anos. 62 milhões de meninas ainda estão fora da escola. Uma em cada três mulheres ainda convivem com a violência. Mas nós vamos cruzar a linha de chegada. Ninguém pode nos parar. Igualdade, já!. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.