Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A cooperativa que transformou a vida de trinta famílias

Criada pela consultora Natura Joelma Nunes, a Cooprima ajudou a tirar um grupo de agricultores paraenses da miséria

Por Da Redação
Atualizado em 15 abr 2024, 13h23 - Publicado em 26 set 2017, 14h28

Pouco mais de 10 mil pessoas habitam a pequena Primavera, no Pará. Boa parte deles, vive da agricultura. Ali, Joelma Nunes, que concorre ao Prêmio CLAUDIA na categoria Consultora Natura Inspiradora, ajudou a revolucionar a vida de 30 famílias.

Ela fundou a Cooprima, uma cooperativa que organizou e profissionalizou a produção local e regulamentou a posse de terra dos agricultores. Confira a seguir o depoimento de Thiago Silva, sócio e também fundador.

Passado dramático

“Antigamente, as pessoas trabalhavam em casas de família, como ajudante de pedreiro ou em pequenas áreas agrícolas. Mas com a perda de muitas dessas áreas, muitos ficaram sem emprego. Algumas famílias chegaram ao desespero, passaram necessidade. Foi quando a Cooperativa acolheu essas famílias e uma grande mudança começou.”

A mudança

“Montamos parceria com algumas instituições e oferecemos capacitação para essas pessoas. Hoje elas têm um vasto leque de conhecimento, como trabalhar com a terra, a produzir de forma adequada sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

Isso possibilitou que essas famílias pudessem trabalhar em conjunto para promover o avanço de todos.”

Continua após a publicidade

“Estávamos em um momento que a agricultura do município estava muito defasada, sem local para plantar, pouco apoio, e a Cooperativa mudou isso. Quando houve a instalação de água e energia, o projeto começou a se concretizar.

Algumas pessoas que tinham casa na cidade passaram a morar na Cooperativa, outras conseguiram recursos para construir ou reformar suas casas, algo que era impossível porque nunca tinham dinheiro.”

O presente

“Muitos filhos tinham vergonha de dizer que seus pais eram agricultores, não tinham perspectiva de vida. Agora, eles ajudam seus pais, têm orgulho do que fazem e estão traçando planos para o futuro, podendo estudar, por exemplo. É muito gratificante poder evoluir junto às outras pessoas e ajudar a conquistar uma vida melhor.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.