Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

12 anos de Lei Maria da Penha motiva operações policiais em MG e RJ

As operações também fiscalizam o cumprimento das medidas protetivas imersas na lei

Por Anna Laura Moura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 ago 2018, 17h08

Nesta terça-feira (7), a Lei Maria da Penha completa 12 anos. A data fomentou operações policiais em prol da lei em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No estado carioca, foram presos até agora 27 acusados de violência doméstica ou sexual, dentro de 50 mandados. Em Minas Gerais, a operação, chamada de “Não Pertenço À Você”, apreendeu 5 homens logo pela manhã.

A operação também realiza a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas criadas pela lei. Os policiais foram às casas das vítimas para saber se os agressores mantêm a distância determinada pela Justiça. O não-cumprimento dessas medidas é crime, desde abril.

DENÚNCIAS

O Rio de Janeiro recebeu, por meio do canal de atendimento e denúncia (180), mais de 72 mil ligações de janeiro a junho de 2018. Os relatos vão desde assédio sexual até cárcere privado. Os dados não param por aí: em 2017, 381 mulheres sofreram homicídio doloso, 683 tentativas de homicídio e mais de 39 mil vítimas de lesões corporais dolosas (propositais). Dentro desses números, 75% foram agredidas pelo ex ou companheiro atual e 65,8% em suas próprias residências.

Em entrevista à Globo, a delegada Gabriela Von Beauvois afirma que a mulher deve procurar ajuda na primeira agressão – que nem sempre é física. “O homem humilha a mulher e faz com que ela se sinta rebaixada. É bom que fique bem claro que não é só agressão corporal que dá direito à mulher de solicitar medida protetiva”, diz Gabriela. Xingamentos e ameaças também são agressões.

Quando questionada sobre o famoso ditado “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, a delegada afirma que é contra. “Precisamos acabar com esse ditado. Nós precisamos meter a colher, sim. Se um vizinho ouvir uma mulher gritando e pedindo socorro, ligue para a polícia. Essa mulher está pedindo ajuda”, explica. “A lei ajuda exatamente nas questões de medidas protetivas, logo na primeira ocorrência”, conclui.

Continua após a publicidade

Leia também: Como Meghan está comemorando seu aniversário

Aniversário de Meghan tem significado especial para a rainha Elizabeth II

VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.