Guia do tapete: saiba como usar a peça em cada cômodo
Eles podem fazer toda a diferença no décor do ambiente. Saiba como escolher os materiais e tamanhos certos para cada área da casa
O tapete é um item de décor que pode fazer muita diferença no ambiente. Eles dão sensação de aconchego, delimitam espaços e podem dar o tom da decoração. Para Cynthia Sabat, arquiteta e especialista em decoração de interiores, o tapete é uma das peças mais importantes e versáteis na hora de decorar. “É possível escolher diferentes estampas, tamanhos e materiais. E o acessório faz muita diferença nos ambientes”, diz. A profissional ainda aponta que há diferença na hora de usar o item em cada cômodo da casa. A seguir, confira as dicas de Cynthia sobre como usar o tapete em cada ambiente:
Sala
É neste cômodo que a peça adquire maior destaque. A profissional sugere que seja uma peça grande, que permita que todos os móveis do living se acomodem sobre o tapete, dando a sensação de amplitude. Além disso, por ser uma área de maior concentração e circulação de pessoas, vale investir em uma peça com material mais resistente.
Quarto
É onde o tapete precisa ser mais aconchegante. Aqueles felpudos, com pelos de nylon ou seda são ideais. Eles devem calçar a cama e ultrapassar 70 centímetros em cada lado. Os criados-mudos não necessitam de tapeçaria.
Closet
Aqui, é importante que a peça cubra toda a área, mas não atrapalhe o abrir e fechar das portas.
Cozinha
Neste ambiente, escolha uma peça de material sintético que possa ser higienizada. Os tapetes estilo passadeira, que cobrem a área da pia e do fogão, são ideais – mas o mais importante é que sejam peças que evite tropeços e escorregões.
Banheiro
Assim como na cozinha, aposte em peças de material sintético para facilitar na hora da limpeza. A dica da profissional é usar uma peça única nas regiões centrais de circulação, como em frente ao box e pia – hoje já não se usa mais tapetes na frente do vaso sanitário.