Faça uma blusa ateliê mesclada para deixar seu visual sofisticado
Confeccione uma blusa de tricô mesclada e tenha uma peça versátil e confortável
Material
· 5 bolas na cor 6040 (formato) Pingouin Ateliê
· Agulha para tricô nº 5
· Agulha circular nº 5
Pontos empregados
Barra 1/1 – 1ª carr.:*1 meia, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final.
2ª carr. e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.
Ponto Fantasia: (feito sobre nº de p. múltiplo de 4, mais as bordas)-
1ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 1 mate duplo (= tirar 1 ponto sem fazer em meia, 2 pontos juntos em meia, passar o ponto sem fazer sobre os 2 pontos juntos), *1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 mate duplo*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 ponto de borda.
2ª e 4ª carr.: em tricô.
3ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 2 pontos juntos em meia, *1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 1 meia*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 mate duplo, 1 ponto de borda. Repetir sempre essas 4 carreiras.
Atenção:
Quando se executa a 1ª carreira, na qual temos laçadas e diminuições (que são os 2 pontos juntos e os mates duplos) um deve compensar o outro e nesse ponto especificamente temos que fazer 1 laçada a mais, fazendo com que ao término dessa carreira tenhamos 1 ponto a mais do que os colocados na agulha.
Porém durante a execução da 3ª carreira ocorre o contrário, temos mais diminuições que laçadas e voltamos ao número de pontos iniciais. Isso é necessário para que tenhamos o efeito do ponto.
É muito importante seguir a receita do ponto com atenção às informações constantes antes e depois dos asteriscos (que são o início e o final de cada carreira, este é o segredo) e repetir as informações entre eles. Porém, levando em conta a particularidade de ter sempre na 1ª carreira 1 ponto a mais, que depois é compensado na 3ª carreira. Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto fantasia = 18 pontos x 24 carreiras.