Aluguel de vestidos e bolsas de grifes de luxo por preço de fast fashion faz sucesso na internet

Já é possível ir a uma festa especial com um vestido de grife sem desembolsar uma fortuna ou testar por um final de semana aquela bolsa cara antes de levá-la para o seu armário. Conheça quatro sites brasileiros que alugam peças de luxo por um precinho mais camarada

Quem assistiu ao filme “Sex and the City 1” vai lembrar que a assistente de Carrie, vivida por Sarah Jessica Parker, vai para a entrevista de emprego com uma bolsa Louis Vuitton e não tem vergonha de dizer que o acessório é alugado. Muito popular nos Estados Unidos, a prática de aluguel de luxo via internet ganhou força no Brasil. O serviço é destinado a quem deseja um vestido ou bolsa especial para uma festa, mas não quer gastar muito ou acumular peças no closet, e também para testar um item de grife antes da compra definitiva. Nesses sites, o aluguel sai por até 11% do valor da loja.  

Virgínia Correia, criadora do Dress a Porter, morou em Paris e, quando voltou ao Brasil, em uma fase cheia de festas e casamentos, começou a procurar vestidos e achou difícil encontrar opções acessíveis e de qualidade. “Eu e minhas amigas queríamos vestidos bacanas, mas não queríamos comprar um diferente para cada ocasião e não gostávamos de repetir, afinal, que mulher não quer ter uma roupa nova a cada ocasião? ”, afirma Virgínia Correia. Foi então que surgiu a ideia de fazer um closet on-line para ela e outras mulheres. 

Bolsas de luxo são caras e inacessíveis para algumas brasileiras e, por outro lado, existe uma quantidade enorme de peças que estão paradas em armários sem uso. A ideia do site é reunir o que já foi produzido e está em circulação no país e, ao mesmo tempo, dar a muitas mulheres acesso a bolsas dos sonhos”, explica Isabel Braga, do e-commerce BoBags, criado em 2009.
 

Como funciona

Basta acessar o site, selecionar a peça e inserir o CEP de entrega, o tamanho do modelo (no caso de vestidos), a data em que deseja receber o produto e por quanto tempo deseja ficar com ele, por um período que vai de dois dias a um mês. O pagamento é feito com cartão de crédito. Algumas empresas retiram a peça depois do prazo ou combinam o envio pré-pago via correio para devolução.

Quer experimentar? Veja abaixo uma seleção de sites que oferecem o serviço e fazem entrega para todo o Brasil

Dress a Porter
O site contempla somente designers do cenário fashion internacional como Dolce Gabbana, Emilio Pucci, Valentino, Issa, Hervé Léger, Roberto Cavalli e outros. As peças ainda passam por uma cuidadosa manutenção para que estejam em perfeito estado para o aluguel. As clientes podem provar as peças no espaço da marca, no bairro do Itaim, em São Paulo, ou alugar diretamente do site e receber pelo correio.

BoBAGS
O catálogo conta com mais de 200 bolsas para aluguel e venda. O site também presta assessoria a clientes que estão em dúvida sobre qual modelo levar. Segundo Isabel Braga, empresária da marca, Bottega Veneta e da Diane Von Furstemberg são muito procuradas para casamentos e festas em geral. Já as marcas Chanel, Louis Vuitton e Goyard são queridinhas das brasileiras e muitas mulheres alugam bolsas dessas marcas para testar antes de comprar.

Bolsaetc
O site possui um extenso mostruário de bolsas em seu catálogo. Entre os modelos constam os da grife americana Proenza Schouler, a italiana Fendi e a francesa Givenchy. A bolsa Gucci Soho Disco Bege Metalizada, por exemplo, custa a partir de R$ 210,00.