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À la Garçonne conquista fashionistas com DNA sustentável

Com apenas 2 coleções, a marca, que tem Alexandre Herchcovitch como estilista, colocou o upcycling na moda e arrebatou fãs que vão de atores a blogueiras.

Por Patricia Moterani
Atualizado em 20 jan 2020, 22h51 - Publicado em 14 jan 2017, 15h00

Quando o estilista Alexandre Herchcovitch, 45 anos, fez, em 1993, seu famoso desfile de formatura, que o lançou na carreira, ele levou à passarela roupas usadas e transformadas para a ocasião. Em abril de 2016, ao apresentar no São Paulo Fashion Week a primeira coleção que desenhou para a À la Garçonne, vimos o mesmo exercício: suas criações surgiram da reinvenção de peças já existentes, a maioria delas vintage, reformadas, reconstruídas ou incrementadas com detalhes como a aplicação de tecidos e pinturas feitas à mão. “Todas as roupas e acessórios da marca nascem do reaproveitamento. Mesmo o que é criação nova é feita com tecido 100% reciclado. O pensamento é privilegiar o que está há mais tempo no mundo”, conta Herchcovitch.

À la Garçonne desfile
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Esse ponto de partida foi uma decisão natural não só pelo passado do estilista, um dos maiores do país, como também pela vocação da À la Garçonne, que existe desde 2009 e surgiu como um brechó, pelas mãos do arquiteto Fábio Souza, 39 anos, marido de Alexandre. Ao longo dos anos, Souza, no entanto, acabou incorporando móveis ao mix de produtos à venda até que, em 2014, decidiu investir só em mobiliário – e guardou seu acervo de roupas antigas, montado com itens como lenços de seda, rendas e jaquetas militares e de couro. Em fevereiro último, assim que Herchcovitch se desligou da marca que leva seu nome, na qual ficou por 23 anos e que pertence ao grupo InBrands, essas peças foram resgatadas e adaptadas ao jeito Alexandre Herchcovitch de enxergar a moda. “Foi o Fábio que teve a ideia de criar uma marca para a À la Garçonne”, diz. “Juntos, chegamos à conclusão de que queríamos algo ligado ao conceito de upcycling, que mira o reúso. Isso sempre esteve em mim, mas acabou se perdendo um pouco, depois de tanto tempo trabalhando em ritmo industrial.”

À la Garçonne desfile
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Entre as propostas do estilista, viraram hits absolutos as jaquetas de couro e as parkas militares com cordas náuticas pintadas a mão. Sobre as cordas, já dá inclusive para afirmar que são uma assinatura da marca, pois apareceram nas duas coleções desfiladas até agora e não param de surgir fashionistas procurando por peças estampadas com elas – Costanza Pascolato virou fã, assim como o ator Bruno Gagliasso, que levou sua jaqueta de couro com o desenho para o figurino de seu atual personagem, o Mário da novela global Sol Nascente.

À la Garçonne desfile
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Enquanto as cordas surgem como uma espécie de nova caveira, elemento-símbolo da carreira de Herchcovitch, o estilista reforça também nesse momento algumas de suas já conhecidas predileções. O militar, o xadrez, a alfaiataria, o esporte e a era Vitoriana, linguagens tão marcantes em suas coleções das últimas duas décadas, permeiam os looks, e em breve ele deve criar algo com lingerie. Para desenvolver parte das peças, que hoje vêm também de garimpos feitos nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra e no Japão, conta com parceiros. Camisetas e moletons, por exemplo, são assinados em conjunto com a Hering. Os tênis, com a Converse, e os acessórios, com Hector Albertazzi. “São peças com o design da marca, mas executadas por eles. Fui atrás desse know-how porque faço todo o resto quase sozinho. Estou curtindo muito esse recomeço.”

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