Margareth Capurro

Ela e a equipe esterilizam o mosquito Aedes aegypti e ajudam no combate às doenças que ele transmite

É possível enfrentar o mosquito Aedes aegypti e evitar que doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya se espalhem em ritmos incontroláveis. “Nossas técnicas são importantes aliadas nesse combate”, explica a bióloga Margareth Capurro, que comanda uma equipe de 12 pessoas e desenvolve métodos para esterilizar os insetos. “Ainda assim, não podemos resolver o problema só com isso. Educar a população e adotar políticas de controle continua sendo fundamental”, diz enquanto brinca com os mosquitos vivos presos em uma caixa transparente.

Fã de rock, quando recebeu o convite para concorrer ao Prêmio CLAUDIA, quis conferir a data do show de Roger Waters – ex-baixista do Pink Floyd – para ter certeza de que não coincidiria com o evento de premiação, onde deseja estar. “Comprei o ingresso com meses de antecedência”, admite Margareth. Ela usava tênis All-Star e calça jeans skinny no dia desta entrevista, no Laboratório de Mosquitos Geneticamente Modificados, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. “Vira e mexe, ouço que não tenho cara de professora. Como não sei o que isso significa, continuo me vestindo como gosto”, conta ela, que, há alguns anos, deixou de usar tintura vermelha nos cabelos.

O laboratório que lidera há quase duas décadas foi construído com o dinheiro de uma bolsa que a pesquisadora recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na época, ela acabava de voltar de um pós-doutorado na Universidade da Califórnia.

Margareth é também responsável por uma biofábrica, instalada em Juazeiro, na Bahia, onde outra equipe, de seis pessoas, produz em larga escala mosquitos geneticamente modificados ou alterados por raios X. Os machos esterilizados em laboratório, ao copular com fêmeas selvagens, não deixam descendentes. Os insetos foram introduzidos em bairros desse município. Ali, houve uma redução de aproximadamente 90% da população total de Aedes.