BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Vá de ceviche de salmão para começar bem a festa

A receita é rápida de ser preparada, saborosa e perfeita para ser servida como entrada em um jantar ou como parte de uma noite de finger foods

Por Abril Branded Content
18 abr 2017, 13h05

Verdade seja dita: na maioria das vezes, criamos tantos empecilhos na hora de preparar um almoço ou jantar diferente, considerando tudo tão difícil, que mal nos damos conta de que não é preciso muito para realizar o encontro gastronômico perfeito.

Quer um exemplo? Pense numa festinha inspirada na gastronomia peruana. Parece coisa de outro mundo definir o cardápio, certo? Pois não é! Várias receitas clássicas fazem parte da mesa peruana e uma das mais famosas é também uma das mais simples de fazer: o ceviche.

O prato pode ser preparado com frutos do mar – camarão e polvo, por exemplo – ou peixes diversos. Uma sugestão é investir no salmão, peixe supersaudável, fonte de ômega-3 e outros nutrientes e vitaminas, que dá um colorido especial ao preparo (sua cor alaranjada destaca-se em qualquer prato).

Sugerimos este ceviche de salmão com manga e pimenta rocoto, que fica simplesmente divino quando servido com batata-doce cozida. Detalhe: você pode deixar todos os ingredientes preparados antecipadamente e só misturá-los na hora de servir o prato, ganhando mais tempo longe da cozinha e junto dos convidados. A receita abaixo serve 4 pessoas.

Ceviche de salmão com manga e pimenta rocoto

Continua após a publicidade

Ingredientes

400 g de salmão sem pele
1 manga grande e madura (mas ainda firme)
1 cebola roxa grande, cortada em tiras
½ xícara (chá) de milho cozido (preferencialmente com grãos grandes, do tipo peruano)
1 pimenta rocoto, cortada em tiras finas
Suco de 2 limões
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
1 batata-doce cozida, cortada em rodelas

Modo de preparo

Corte o salmão em cubos de aproximadamente 2 cm de lado. Descasque e corte a manga em cubos de cerca de 2 cm também. Em uma travessa, misture o salmão com a cebola roxa, o milho cozido e a pimenta rocoto. Acrescente o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Adicione a manga, salpique coentro fresco e sirva na sequência, acompanhando o prato com batata-doce cozida, cortada em rodelas médias.

Continua após a publicidade

 

Ceviche de salmão sem segredos

. A pimenta rocoto é a mais utilizada no Peru, sempre presente em molhos – incluindo aí o ceviche. Se não a encontrar facilmente, substitua-a por pimenta dedo-de-moça.

. Entre as variedades de manga, boas opções para o ceviche são: Palmer e Tommy Atkins.

. Para trazer graça à decoração, ofereça o ceviche em copinhos de vidro pequenos. Disponha-os lado a lado na mesa e deixe que os convidados se sirvam à vontade.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba CLAUDIA impressa pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)