Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tomates: conheça os tipos mais utilizados nas receitas

Cada um tem características próprias, que modificam todo o sabor de um prato quando adicionados no cardápio. Escolha o tomate de acordo com a receita e desfrute de tudo que esse fruto pode oferecer.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 27 out 2016, 20h12 - Publicado em 26 ago 2014, 22h00
Tomates: conheça os tipos mais utilizados nas receitas

Aprenda a diferenciar cada modelo de tomate!
Foto: Helga Cristina

Tomate cereja

Muito usado para tira-gosto, também embeleza salada. Um pouco maior do que bola de gude, pode ser encontrado nas cores vermelho, laranja e amarelo e nos formatos esféricos, com pouca carne, muita água e sabor forte, e alongado, mais carnudo e firme. O tomate-cereja geralmente é consumido inteiro.

Tomate santa cruz ou oblongo

São os melhores tomates para fazer molhos. Vendidos já maduros, duram pouco e são mais caros. Os do tipo italiano, como o san marzano (foto), têm mais polpa e menos acidez. O débora, bem vermelho, é ideal também para sanduíches e muito comum no nosso país.

Tomate redondo

Bom para salada, é muito comum no Brasil. O carmen, de longa vida, conserva-se bom para o consumo por mais tempo – cerca de 20 dias – mas é menos saboroso e contém mais água. Por isso não é indicado para molhos. O do tipo holandês, vendido em pencas e econtrado nas cores amarelo, vermelho e laranja, é mais saboroso, mas também mais caro.

Continua após a publicidade

Tomate caqui

Saboroso, grande e crocante, este tipo de tomate é o melhor para saladas. têm polpa grossa e três lóculos (cavidades onde ficam as sementes) ou mais. Os do tipo olimpus, vendido verde ou quase maduro, é um pouco mais seco. O momotaro, originário do Japão, tem cor vermelho-rosada e polpa suculenta. É considerado um dos tomates mais saborosos.

Dicas para aproveitar melhor o tomate

– Para retirar a casca: espete o tomate com um garfo de cabo de madeira e segure-o por alguns segundos sobre o fogo. Mantenha-o a certa distância para não queimá-lo e vá virando lentamente até começar a soltar a casca.

– Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais rijo e fácil de ser cortado.

Continua após a publicidade

– Guarde os tomates sempre na gaveta para legumes da geladeira, mas antes lave e enxugue bem. Assim não mofa e pode ser conservado por até uma semana.

– Nunca congele o tomate in natura. Apenas o molho de tomate pode ser congelado.

Confira receitas diferentes e saborosas com os tipos de tomate, clicando na imagem abaixo:

Continua após a publicidade

Tomates: conheça os tipos mais utilizados nas receitas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.