Profiterole com sorvete de creme

Nível de dificuldade: Difícil, Categoria: Doce caseiro

  • Calorias: 486 por porção
  • Categoria: Doce caseiro
  • Dificuldade: Difícil
  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Sobremesa

Ingredientes 

. Manteiga (para untar)

Para o recheio
. 3/4 de xícara de polpa de mamão amassada (200 g)
. 1 xícara de sorvete de creme (200 g)  

Para a massa
. 1/4 de xícara de manteiga (50 g) 
. 1/2 xícara de água (120 ml) 
. 1 pitada de sal
. 1/2 xícara de farinha de trigo (60 g) 
. 2 ovos 
 
Para o molho
. 3/4 de xícara de creme de cassis (180 ml) 
. 1/4 de xícara de água (60 ml) 
. 1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo

Prepare o recheio
Numa tigela, misture o mamão e o sorvete até obter um creme homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe no congelador até ficar firme (cerca de 2 horas). Pré-aqueça o forno a 180ºC (médio). 

Prepare a massa
Numa panela média, derreta a manteiga com a água e o sal em fogo alto. Retire do fogo, acrescente a farinha de trigo de uma vez e mexa rapidamente com uma colher de pau. Leve de volta ao fogo sem parar de mexer até obter uma massa que se desprenda do fundo da panela (cerca de 30 segundos). Transfira para uma tigela e junte os ovos, um a um, batendo com a colher de pau até obter uma massa homogênea.

Coloque-a num saco de confeitar com bico tipo pitanga grande e, sobre uma assadeira retangular média untada com manteiga, distribua oito montinhos com cerca de 5 cm de diâmetro, deixando 2 cm de distância entre eles. Leve ao forno pré-aquecido até os profiteroles ficarem dourados (cerca de 40 minutos). Retire e deixe esfriar na assadeira.

Prepare o molho
Numa panela média, misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio até engrossar ligeiramente (cerca de 5 minutos). Retire do fogo. Corte os profiteroles ao meio. Usando uma colher, recheie-os com o creme de mamão e sorvete. Disponha em pratos de sobremesa (dois em cada um) e regue com o molho quente. Sirva imediatamente.