Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Granola, um alimento de fibra que pode incrementar receitas

Comer granola está na moda: é saudável, prática e turbina pratos salgados e doces com textura crocante e multinutrientes. Aprenda maneiras inéditas de utilizá-la

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 22h41 - Publicado em 31 out 2012, 22h00

Consumida in natura ou incrementando receitas, a granola é alimento rico em fibras e nutrientes
Foto: Getty Images

De mistura de cereais para dietas nutricionais, criada no século 19, a estrela do café da manhã, a granola está em seu melhor momento. Graças à opção cada vez maior por uma alimentação saudável e funcional, surgiram receitas que combinam os grãos de aveia, trigo e milho a uma infinidade de ingredientes saborosos, como frutas secas, amêndoas e especiarias.

Atualmente, é possível encontrar até versões salgadas, ideais para saladas, sopas, peixes e carnes. “É um alimento rico em nutrientes e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e saciam o apetite”, explica a chef Tatiana Cardoso. Segundo ela, porém, é preciso tomar cuidado com as porções, pois essas misturas costumam ser calóricas.

A nutricionista Gabriela Cunha recomenda aquelas que contêm aveia porque esse grão absorve o colesterol ruim do sangue. “Já a castanha-do-pará é rica em selênio e previne o envelhecimento precoce”, acrescenta ela.

A primeira mistura

A história da granola começou em 1863, nos Estados Unidos, quando o médico James Caleb Jackson, dono de uma das maiores clínicas do mundo, na época, desenvolveu um cardápio nutritivo para seus pacientes que não podiam consumir certos alimentos, como carnes, e precisavam de complemento nutricional. De manhã, ele servia uma farinha feita de trigo torrado, batizada de granula.

Continua após a publicidade

Treze anos depois, outro médico, John Harvey Kellogg, que viria a ser o fundador da marca Kellogg’s, adicionou aveia e milho à mistura e criou a própria versão da granula. A briga pelo nome foi parar no tribunal. Kellogg mudou uma letrinha e patenteou a granola. Só que o sabor não agradou, e o produto foi esquecido por um tempo.

Seus dias de glória começaram na década de 1960, quando as qualidades do composto foram exaltadas pelos hippies. Desde então, é figurinha quase obrigatória no café da manhã, no lanche e sempre que bate a fome.

Receitas com granola

Apesar de a granola ser muito consumida in natura, ela também pode incrementar receitas, tanto doces quanto salgadas. Aprenda a preparar algumas delícias:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.