Gelatina é curinga nas receitas

Básica ou sofisticada, a gelatina é uma alternativa excelente para incrementar receitas. Aprenda aqui a tirar o melhor proveito dela e a preparar receitas deliciosas

Confira as diferentes formas de preparar receitas com geleias saborosas e muito leve
Foto: Divulgação

O ponto certo da gelatina
Uma das etapas mais importantes é a hidratação da gelatina. Siga atentamente as recomendações das embalagens. Nesse processo, é importante observar se os grãos se dissolveram por completo e se ela ficou homogênea. 

Frutas na gelatina
Frutas naturais, como banana e maçã, incrementam a gelatina do dia a dia. Se você escolher o abacaxi, cozinhe-o antes ou use-o em calda. Do contrário, ele soltará água e a gelatina não vai endurecer. 

Posso substituir gelatina em folha por gelatina em pó?
Se uma receita pedir gelatina em folha e você tiver apenas o topo em pó, substitua cada folha por uma colher (chá) do pó de gelatina. 

Refrigerante ou leite no lugar da água
Quer dar um sabor diferente à receita? Ao fazer gelatina, substitua um copo de água por refrigerante de guaraná ou mesmo leite. O sabor ficará mais acentuado. 

Como desenformar a gelatina?
Desenforme a gelatina mais facilmente aquecendo ligeiramente a forma ou, então, embrulhando-a com um pano de prato molhado em água quente. Deixe por 15 minutos. Depois, desenforme. 

Para a gelatina endurecer mais rápido
Sua gelatina vai endurecer mais rapidamente se você, ao prepará-la, adicionar água gelada depois de tê-la dissolvido em água quente. 

Gelatina especial
Você pode preparar cremes incríveis e mais sofisticados se adicionar creme de leite ou leite condensado à gelatina tradicional. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Leve à geladeira até endurecer ligeiramente (retire quando formar uma película fina sobre o doce, como se fosse uma clara de ovo). Este é o momento de bater no liquidificador com o creme de leite ou leite condensado. Bata bem e ponha em potinhos. Leve novamente ao congelador até endurecer. 

Gelatina para emagrecer
Muito leve, a gelatina é rica em proteínas, sendo ideal para quem faz regime ou segue dietas restritivas. De fácil digestão, é também uma ótima base para outros doces. 

Gostou? Prepare receitas incríveis com gelatina