Galette de cebola e tomate

Nível de dificuldade: Médio, Categoria: Torta salgada e quiche

  • Calorias: 374 por porção
  • Categoria: Torta salgada e quiche
  • Dificuldade: Médio
  • Rendimento: 8 porções
  • Tempo de Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
  • Tipo: Prato principal

Ingredientes 

Para a massa
. 1/3 de xícara de água morna (80 ml)
. 1 colher (chá) de fermento biológico seco
. 1/2 xícara de açúcar (90 g)
. 1 1/2 xícara de farinha de trigo (180 g)
. 1/2 colher (chá) de sal
. 1 ovo grande em temperatura ambiente
. 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (40 g) 

Para o recheio
. 14 cebolas médias, picadas (1,2 kg)
. 2 pitadas de tomilho seco
. 4 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (chá) de alecrim fresco, picado, ou 1/2 colher (chá) de alecrim seco
. 200 g de mussarela ralada grosso
. 4 tomates médios, maduros, cortados em rodelas (480 g)
. 1 ovo grande, batido
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Faça a massa
Numa tigela, misture a água, o fermento e o açúcar. Deixe em um lugar protegido do vento por 10 minutos. Em outra tigela, misture a farinha com o sal e faça uma depressão no centro. Acrescente o ovo, a manteiga e a mistura de fermento. Com uma colher de pau, incorpore a farinha aos ingredientes do centro até formar uma massa macia. 

Vire-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse ligeiramente até ficar lisa e desgrudar das mãos. Transfira a massa para uma tigela untada com manteiga e gire-a para que toda ela fique untada também. Cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 45 minutos). Empurre a massa para baixo com as mãos e deixe descansar por mais 15 minutos antes de abrir.

Faça o recheio
Numa panela grande, cozinhe a cebola e o tomilho por 15 minutos, sobre fogo moderado, mexendo de vez em quando, até a cebola começar a dourar. Adicione 3 colheres (sopa) do azeite, tampe e cozinhe em fogo baixo, mexendo a cada 10 minutos, por 1 hora ou até a cebola ficar marrom. Tempere com sal, pimenta e metade do alecrim. Deixe esfriar. Preaqueça o forno a 200°C (quente).

Abra a massa num círculo de 35 cm de diâmetro sobre uma assadeira com o fundo voltado para cima. Espalhe o recheio de cebola sobre a massa deixando 5 cm de borda livre. Polvilhe a mussarela por cima e arrume os tomates sobrepostos em um círculo.

Tempere com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite. Dobre as bordas da massa sobre o recheio até completar o círculo  e pincele com o ovo a borda dobrada. Asse por 25 minutos ou até dourar. Polvilhe com o alecrim restante.