Dicas para escolher peixes e frutos do mar

Os pescados são boas opções para quem quer fazer uma refeição leve, mas podem estragar facilmente. Algumas dicas garantem uma escolha saudável e segura.

Pratos bonitos dependem de acertar na hora da compra e da conservação adequada.
Foto: Dreamstime

Comprar peixe e frutos do mar exige cuidado. Observe cor, cheiro e textura porque esses alimentos se degradam facilmente e oferecem riscos à saúde se não estão em condições de consumo. Para lhe dar uma mãozinha na hora da compra, o chef Christophe Pittavino, dono do restaurante Angeline, em São Paulo, preparou algumas dicas:

Cuidados na hora de ir às compras

Saiba que características você deve observar em peixes e frutos do mar.

Peixes

Lugar de exposição: como dica geral, considere o local onde o peixe está exposto. Ele deve estar coberto por gelo e a uma temperatura máxima de 5º C.

Aparência: os olhos devem ser brilhantes, a guelra, vermelha e a carne, firme. Pressione levemente o peixe e solte. A carne deve retornar. Se ficar marcada, é sinal de que o alimento não é fresco. As escamas também precisam estar firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão.

Cheiro: odor acentuado é característico de alimento que está em processo de deterioração. Fique atenta porque alimento fresco tem cheiro de maresia.

Camarão

O corpo precisa estar curvado. Não compre se tiver manchas vermelhas na cabeça ou pretas pelo corpo. A carne deve ser firme, a cabeça, a casca ea cauda não devem se soltar facilmente. O odor não pode ser acentuado.

Polvo

A carne tem que estar firme e o cheiro não pode ser acentuado. Preste atenção porque a pele do polvo deve ser acinzentada-brilhante.

Ostra e mexilhão

As conchas devem estar fechadas e firmes. Ao serem pressionadas, não devem produzir ruídos ou estalos. Depois de cozidas, só consuma aquelas que se abriram. As ostras têm cheiro forte, mas não deve ser azedo.

Lula

Apesar de a pele ser rosada, a carne precisa estar bem branquinha. Não pode ter a pele pegajosa e opaca. Compre somente se a lula estiver conservada em gelo.

Dicas espertas

· O camarão fica mais crocante se você deixá-lo de molho durante 30 minutos na água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar.

· O peixe deve ser descongelado na geladeira, lentamente, para se manter bom.

· Antes de cozinhar o peixe, esprema limão sobre as postas ou os filés para que a carne fique mais firme e branca.

· Para o peixe não desmanchar na hora da fritura, passe as postas ou os filés no sal grosso antes de levá-lo à frigideira.

Clique na imagem abaixo e confira a nossa galeria com receitas de frutos do mar:

Dicas para escolher peixes e frutos do mar


 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s