Comida de vovó: invadimos a cozinha da Palmirinha

A cozinheira mais querida do Brasil dá as receitas de seus pratos preferidos em seu mais novo livro. Dividimos esses segredos com você...

A famosa vovó e quituteira do Programa da Palmirinha, exibido pelo canal pago Bem Simples, reuniu neste livro suas melhores receitas, feitas com ingredientes superacessíveis
Foto: Mario Rodrigues

A expressão “comida da vovó” costuma ser sinônimo de refeições deliciosas, servidas com muito amor. Para ajudá-la a preparar um cardápio caprichado, daqueles que a gente come rezando, pinçamos três pratos econômicos do livro 100 Receitas Preferidas (Ed. Alaúde, R$ 39,90*), da cozinheira Palmirinha Onofre.

Expert em quitutes fáceis de fazer, ela revela no livro segredos para arrancar suspiros da família. Aqui, dividimos com você as criações mais gostosas dela e suas dicas preciosas.

Polenta cremosa

Tempo: 50 minutos

Rende: 8 porções

Ingredientes

1 litro de água

1 col. (sopa) de manteiga

1 col. (sopa) de cebola picada

1 tablete de caldo de galinha

Sal a gosto

1 ½ xíc. (chá) de fubá

250 ml de creme de leite

Molho

3 col. (sopa) de azeite

250 g de carne moída

2 dentes de alho amassados

1 cebola picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 lata de molho de tomate

Queijo ralado a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque 750 ml de água, a manteiga, a cebola, o caldo de galinha e o sal. Mexa e leve ao fogo até levantar fervura. Dissolva o fubá na água restante e despeje na panela, mexendo sempre. Cozinhe por dez minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Reserve.

Molho:

Aqueça o azeite e frite a carne moída, mexendo até perder o tom rosado. Junte o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Ponha o molho de tomate e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Despeje sobre a polenta e polvilhe o queijo. Sirva.

Dica da Palmirinha:

Mexa vigorosamente o fubá para não empelotar

Pernil assado ao molho Dijon

Tempo: 4h30

Rende: 12 porções

Ingredientes

Suco de 2 limões

2 xíc. (chá) de vinho branco seco

4 col. (sopa) de azeite

5 dentes de alho amassados

2 folhas de louro

2 galhos de alecrim

Sal a gosto

1 pernil de porco sem osso (3 kg)

Molho

½ xíc. (chá) da marinada acima

2 col. (sopa) de óleo

1 cebola grande em cubinhos

1 col. (sopa) de amido de milho

2 xíc. (chá) de caldo de legumes

1 lata de creme de leite

4 col. (sopa) de mostarda Dijon

Cheiro-verde picado, alecrim e mostarda em grãos a gosto

Modo de preparo:

Na véspera, faça uma marinada com o suco de limão, o vinho, o azeite, o alho, o louro, o alecrim e o sal. Tempere o pernil com essa marinada e faça furos na carne para absorver os temperos. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Reserve ½ xícara da marinada. Coloque o pernil numa assadeira, regue-o com o tempero restante, cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido em temperatura alta, por aproximadamente 3h30. Retire o papel e doure por mais 40 minutos.

Molho:

Aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o amido dissolvido no caldo de legumes e a marinada reservada. Deixe cozinhar até engrossar. Retire apanela do fogo, junte o creme de leite, a mostarda, o cheiro-verde e tempere com sal. Misture bem. Despeje sobre a carne e decore com o alecrim e os grãos de mostarda. Sirva em seguida.

Dica da Palmirinha:

Enquanto a carne assa, regue-a com o caldo da assadeira a cada 20 minutos

Pão doce para o lanche

Tempo: 1 hora

Rende: 40 unidades

Ingredientes

2 tabletes de fermento para pão (30 g no total)

1 pitada de sal

1 copo de leite morno (250 ml)

1 kg de farinha de trigo

5 col. (sopa) de açúcar

5 ovos levemente batidos

1 copo (americano) de óleo

Gema para pincelar

Modo de preparo:

Esfarele o fermento e junte o sal. Misture bem. Adicione o leite e reserve. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, os ovos, o óleo e o fermento reservado. Misture bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove. Volte paraa tigela, cubra com um pano e deixe descansar por cinco minutos. Divida amassa em pequenas porções. Pegue uma porção e faça dois rolos. Trance-os e coloque as tranças em uma assadeira untada. Deixe dobrar de volume. Pincele a gema e leve ao forno, preaquecido em temperatura baixa, por 30 minutos ou até dourar.

Dica da Palmirinha:

O pão fica mais fofo se a massa crescer longe de correntes de ar.

* Preço pesquisado em junho de 2013