Caipirinha: o drinque brasileiríssimo que é apreciado por todos

Orgulho nacional, a caipirinha vai bem em qualquer ocasião!

Limão, açúcar, gelo e cachaça: está pronta a sua caipirinha
Foto: Pedro Rubens

A caipirinha tornou-se tão popular porque circula sem cerimônia por botecos de esquina e restaurantes sofisticados. E seu prestígio não pára de crescer: já consta na lista oficial de drinques da renomada International Bartenders Association (IBA), fundada em 1951 na Inglaterra.

Poucos drinques contêm ingredientes que se harmonizam tão bem quanto os da caipirinha. De sabor tropical, a bebida é associada ao churrasco e à feijoada. Não é à toa, pois ela atua como adstringente no paladar e abre o apetite, além de fazer boa companhia para petiscos.

Os defensores da tradição não trocam a cachaça por nenhuma outra bebida e muito menos aceitam outra fruta no lugar do limão. No entanto, muitos a preferem com vodca ou saquê, misturada a frutas como lima-da-pérsia, maracujá, frutas vermelhas e demais variações encontradas em todo o Brasil, segundo o barman Deusdete de Souza, do Veloso Bar, em São Paulo.

“Atualmente, a sensação na noite paulistana e em outras cidades do país é a saquerinha, feita com saquê, bebida à base de arroz que agrada bastante ao paladar das mulheres”, conta Sérgio Marques, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).


Anote as dicas do barman para fazer uma legítima caipirinha:

· A caipirinha deve ser mexida com uma colher ou bailarina, sempre de baixo para cima. “Quando se usa a coqueteleira para misturar os ingredientes, vira batida de fruta”

· O uso de acessórios adequados é um dos segredos da bebida. Alguns toques a mais deixam o drinque mais atraente, como fôrmas de gelo charmosas


Confira receitas deliciosas de caipirinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s